Reserva extrativista marinha Mãe Grande - Curuçá, Pará, Brasil. Estudo etnológico e sociocultural, livro de Lourdes Gonçalves Furtado, Isolda Maciel da Silveira, Graça Santana (orgs.)

Reserva extrativista marinha Mãe Grande - Curuçá, Pará, Brasil. Estudo etnológico e sociocultural

A expedição científica do Museu Goeldi adentrou a Reserva Extrativista Marinha Mãe Grande em 2003, cuja ação culminou com a realização de seminários, palestras e oficinas voltados à população local, levando pesquisadores das coordenações de Ciências Humanas e Naturais a interagir com a comunidade. Assim, informa, na apresentação do livro, a também antropóloga Dra. Denize Genuína da Silva Adrião. “Uma importante contribuição do livro é um estudo detalhado sobre os aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais da Resex Mãe Grande, e isso somente acontece quando se aliam políticas públi... [Leia mais]
Descrição
A expedição científica do Museu Goeldi adentrou a Reserva Extrativista Marinha Mãe Grande em 2003, cuja ação culminou com a realização de seminários, palestras e oficinas voltados à população local, levando pesquisadores das coordenações de Ciências Humanas e Naturais a interagir com a comunidade. Assim, informa, na apresentação do livro, a também antropóloga Dra. Denize Genuína da Silva Adrião. “Uma importante contribuição do livro é um estudo detalhado sobre os aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais da Resex Mãe Grande, e isso somente acontece quando se aliam políticas públicas e conhecimento tradicional científico, sem os quais o desenvolvimento da Amazônia torna-se inviabilizado”, destaca o Dr. Raul de Campos, da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), e colaborador do Renas. Com a divulgação dos resultados das pesquisas contidos no livro e se aproveitamento por instâncias políticaspara considerar, rever e pensar o que defendem os autores sociais da comunidade, a obra contribuirá para a manutenção e preservação da Resex Mãe Grande, afirma a pesquisadora Dra. Lourdes Furtado, para quem é importante também que a comunidade entenda o que ela própria ajudou a construir ao lado dos pesquisadores. A pesquisa que originou o livro Reserva Extrativista Marinha Mãe Grande fez um caminho plural: “da associação de outros campos do conhecimento que viessem dar conta das questões antes identificadas”, diz Lourdes Furtado. Na obra se encontram antropologia, botânica, geologia e geomorfologia, educação, turismo, ornitologia, numa trama interdisciplinar da realidade do litoral do Pará, de um território de reserva extrativista marinha. Lourdes Furtado destaca na obra “a atenção para os saberes locais, para o conhecimento tradicional das populações, que merece ser concebido na avaliação de conceitos sobre a região, sobre a biodiversidade desta, seu meio ambiente. Espera-se que as ideias da população expressas na obra não sejam descartadas ou tidas como imaginário sem sentido; pelo contrário: sejam tidas como elementos institucionais capazes de desvendar situações”.

Dados Técnicos
Páginas: 144
Peso: 242g
ISBN: 9788561377557