A pedagogia como autogoverno em Johann Friedrich Herbart, livro de Odair Neitzel

A pedagogia como autogoverno em Johann Friedrich Herbart

editora: UNIJUÍ
assunto:
Poderia a pedagogia ocupar-se com a formacao para o autogoverno? A presente obra persegue esta questao ao tomar como fio condutor de sua reflexao a Pedagogia Geral de Johann Friedrich Herbart. A condicao ontoantropologica de educavel e o pilar sobre o qual o filosofo e pedagogo alemao edifica sua proposta de acao pedagogica, pensada sob a triade do governo (Kinderregierung), da instrucao educativa (erziehende Unterricht) e da disciplina formativa (Zucht). Esta triade pretende proteger e salvaguardar a possibilidade de o sujeito realizar seu percurso formativo, assegurando a sua abertura ao ... [Leia mais]
R$ 46,52
preço de capa: R$ 49,00
economia de: R$ 2,48 (5%)
Frete Grátis
para pedidos acima de R$99,00 ou frete fixo de R$5,90 para todo o Brasil.
Parcele
sua compra em 3x de R$15,51 sem juros.
Apenas 5 em estoque.
Descrição
Poderia a pedagogia ocupar-se com a formacao para o autogoverno? A presente obra persegue esta questao ao tomar como fio condutor de sua reflexao a Pedagogia Geral de Johann Friedrich Herbart. A condicao ontoantropologica de educavel e o pilar sobre o qual o filosofo e pedagogo alemao edifica sua proposta de acao pedagogica, pensada sob a triade do governo (Kinderregierung), da instrucao educativa (erziehende Unterricht) e da disciplina formativa (Zucht). Esta triade pretende proteger e salvaguardar a possibilidade de o sujeito realizar seu percurso formativo, assegurando a sua abertura ao mundo humano e das coisas, evitando que a infancia seja subjugada por quaisquer razoes. O sentido dado por Herbart a esses conceitos possui um sentido muito proprio, e em muitos momentos alvo de interpretacoes equivocadas e distorcidas. A acao pedagogica para o pedagogo e filosofo encontra seu fim na constituicao de pessoas fortificadas em suas personalidades e capazes de se autogovernar. A presente obra soma-se a um movimento de reinterpretacao e atualizacao do pensamento pedagogico-filosofico de Herbart como subsidio para pensar a formacao humana diante dos desafios atuais marcados pela fluidez e efemeridade.

Dados Técnicos
Páginas: 160
Peso: 200g
ISBN: 9788541902694