A origem do mundo, livro de Jorge Edwards

A origem do mundo

editora: COSACNAIFY
Tradução de José Rubens Siqueira.

Num dos melhores romances da literatura hispânica das últimas décadas, Jorge Edwards (Prêmio Cervantes 1999) tematiza, de forma trágica e ao mesmo tempo bem humorada, a decadência e o renascimento do amor e do desejo, o fracasso dos sonhos políticos e a ficção como elemento de resistência indispensável à vida. Na história, o casal de médicos Silvia e Patricio Illanes, exilados em Paris após o golpe de Pinochet, em 1973, convive com o amigo Felipe Diaz, um boêmio livre e sedutor, além de corajoso crítico dos velhos dogmas da esquerda. Diaz reú... [Leia mais]
Descrição
Tradução de José Rubens Siqueira.

Num dos melhores romances da literatura hispânica das últimas décadas, Jorge Edwards (Prêmio Cervantes 1999) tematiza, de forma trágica e ao mesmo tempo bem humorada, a decadência e o renascimento do amor e do desejo, o fracasso dos sonhos políticos e a ficção como elemento de resistência indispensável à vida. Na história, o casal de médicos Silvia e Patricio Illanes, exilados em Paris após o golpe de Pinochet, em 1973, convive com o amigo Felipe Diaz, um boêmio livre e sedutor, além de corajoso crítico dos velhos dogmas da esquerda. Diaz reúne qualidades opostas a Patricio, que é um homem sério, contido, defensor da vida saudável e dedicado marido de uma mulher bem mais jovem. Com a morte do amigo, o que antes era apenas uma silenciosa desconfiança sobre os sentimentos de Silvia se fortalece e, tomado pelo ciúme juvenil aos setenta anos, Illanes começa uma patética investigação cuja principal pista é a reprodução de um célebre quadro de Gustave Courbet.

Em A origem do mundo, qualquer semelhança com o Dom Casmurro de Machado de Assis talvez não seja mera coincidência: ainda pouco conhecido no Brasil, Edwards é, no entanto, admirador da literatura do país, sobretudo do Bruxo do Cosme Velho, sobre quem já publicou um aprofundado estudo.

"De todas as histórias que [Edwards] escreveu, esta é a que eu gosto mais, a mais divertida e inesperada, a de construção mais astuta.”

(Posfácio: Mario Vargas Llosa)

Sobre o autor

Jorge Edwards nasceu em Santiago do Chile, em 1931. Formou-se em direito na Universidade do Chile e enveredou pela vida diplomática – hoje é o embaixador chileno na França. Em paralelo, desenvolveu uma das mais respeitadas carreiras literárias em língua espanhola – com mais de vinte livros publicados, em 1999, conquistou o Prêmio Cervantes. Ao lado de José Donoso (1924-96), Edwards é um dos ícones da chamada Geração de 50 chilena.

Dados Técnicos
Páginas: 160
Peso: 160g
ISBN: 9788540506039