Pensar com tipos - 2º Edição, livro de Ellen Lupton

Pensar com tipos - 2º Edição

editora: COSACNAIFY
Esta nova edição de Pensar com Tipos, completamente revista, tem 40 páginas de conteúdo novo. Nela, a autora aprofunda e detalha os conceitos principais (Letra, Texto e Grid) entrando em questões como combinação de tipos, pontuação, numerais desalinhados, versaletes, capitulares, formatos de fontes, ornamentos, etc., além de dezenas de novos exemplos e exercícios.

Aliando uma reflexão ampla sobre as teorias da comunicação e uma preocupação extremada em fornecer as bases instrumentais para a compreensão e utilização das diversas tipografias, o livro cobre uma lacuna entre os livr... [Leia mais]
Descrição
Esta nova edição de Pensar com Tipos, completamente revista, tem 40 páginas de conteúdo novo. Nela, a autora aprofunda e detalha os conceitos principais (Letra, Texto e Grid) entrando em questões como combinação de tipos, pontuação, numerais desalinhados, versaletes, capitulares, formatos de fontes, ornamentos, etc., além de dezenas de novos exemplos e exercícios.

Aliando uma reflexão ampla sobre as teorias da comunicação e uma preocupação extremada em fornecer as bases instrumentais para a compreensão e utilização das diversas tipografias, o livro cobre uma lacuna entre os livros tradicionais de design. Ellen Lupton, uma das mais renomadas autoras e educadoras na área de design gráfico dos Estados Unidos, alia teoria contemporânea, prática informada, prosa clara e projeto visual inteligente.

Pensar com tipos é uma excelente porta de entrada para o mundo da tipografia, além de um ótimo companheiro para os cursos da área. Ao longo do livro, as informações teóricas aparecem sempre acompanhadas de exemplos práticos, e os exemplos práticos aparecem sempre contextualizados na história e na teoria do design. Os ensaios trazem panoramas históricos e teóricos abrangentes, que vão das origens da tradição aos impasses dos novos meios de comunicação.

Um apêndice com "dicas úteis, alertas agourentos e outras fontes" complementa o livro, incluindo um pequeno guia de preparação, edição e revisão de textos para designers. Ao fim e ao cabo, Pensar com tipos, como o próprio título sugere, não trata tipografia como um fim em si mesma, com seus vícios, fetiches e clichês auto-referenciais, mas como uma atividade "com a qual o conteúdo ganha forma, a linguagem ganha um corpo físico e as mensagens ganham um fluxo social."

Dados Técnicos
Páginas: 224
Peso: 580g
ISBN: 9788540502833