Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo e Cinema Marginal, livro de Ismail Xavier

Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo e Cinema Marginal

editora: COSACNAIFY
assunto:
Este volume apresenta uma junção da tese de doutorado, defendida na Universidade de Nova York, com a tese de livre-docência da USP do crítico de cinema Ismail Xavier, publicada pela primeira vez em 1993. Trata-se de análises aprofundadas de oito filmes brasileiros produzidos entre 1967 e 1970: Terra em transe e Dragão da maldade contra o santo guerreiro, de Glauber Rocha, O bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla, Brasil ano 2000, de Walter Lima Jr., Macunaíma de Joaquim Pedro de Andrade, O anjo nasceu e Matou a família e foi ao cinema de Júlio Bressane e Bang bang, de Andrea Tonacci.... [Leia mais]
Descrição
Este volume apresenta uma junção da tese de doutorado, defendida na Universidade de Nova York, com a tese de livre-docência da USP do crítico de cinema Ismail Xavier, publicada pela primeira vez em 1993. Trata-se de análises aprofundadas de oito filmes brasileiros produzidos entre 1967 e 1970: Terra em transe e Dragão da maldade contra o santo guerreiro, de Glauber Rocha, O bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla, Brasil ano 2000, de Walter Lima Jr., Macunaíma de Joaquim Pedro de Andrade, O anjo nasceu e Matou a família e foi ao cinema de Júlio Bressane e Bang bang, de Andrea Tonacci. A partir da ideia de “alegoria” presente nos filmes, o autor discute questões fundamentais do período, como subdesenvolvimento, tipos sociais, luta de classes, ditadura, e, principalmente, a maneira como esses longas-metragens e o trabalho autoral de seus diretores ofereceram reflexões sobre o tema da identidade nacional. Esta edição conta com texto de orelha da crítica de arte Sônia Salzstein e quarta capa do crítico de literatura e músico José Miguel Wisnik, mostrando a reverberação do pensamento do autor para diversas áreas da cultura brasileira.

Sobre o autor

Um dos mais dedicados críticos e estudiosos do cinema nacional e internacional, Ismail Xavier é autor de inúmeros livros sobre o assunto, entre eles Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema novo, Tropicalismo, Cinema marginal (1993) e Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome (1983), e vem publicando diversos artigos em revistas especializadas e jornais desde os anos 1970. Graduou-se em cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde recebeu os títulos de mestre e doutor. Tornou-se PhD em cinema pela Universidade de Nova York em 1982. Desde então, lecionou nas mais importantes universidades dos Estados Unidos e da França. Desde 1977, é também membro do Conselho Consultivo da Cinemateca Brasileira. Na Cosac Naify, coordena as coleções Cinema, Teatro e Modernidade, reunião de ensaios sobre teatro e cinema, e Glauberiana, reedição da obra completa de Glauber Rocha.

Dados Técnicos
Peso: 410g
ISBN: 9788540502697