Avenida Niévski, livro de Nikolai Gógol

Avenida Niévski

editora: COSACNAIFY
Tradução: Rubens Figueiredo
Coleção Particular
2 volumes
96 páginas do primeiro volume [Avenida Niévski]
32 páginas do segundo volume [Notas sobre Petersburgo]
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 300g

Um dos contos mais representativos de Nikolai Gógol, “Avenida Niévski” faz parte da série de histórias petersburguesas escritas pelo autor russo entre 1832 e 1842, ambientadas na capital do império. Aqui, Gógol aponta para a modernidade e faz do espaço urbano o centro da n... [Leia mais]
Descrição
Tradução: Rubens Figueiredo
Coleção Particular
2 volumes
96 páginas do primeiro volume [Avenida Niévski]
32 páginas do segundo volume [Notas sobre Petersburgo]
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 300g

Um dos contos mais representativos de Nikolai Gógol, “Avenida Niévski” faz parte da série de histórias petersburguesas escritas pelo autor russo entre 1832 e 1842, ambientadas na capital do império. Aqui, Gógol aponta para a modernidade e faz do espaço urbano o centro da narrativa. “Ah, não acredite nessa avenida Niévski! [...] Tudo é ilusão, tudo é sonho, nada é o que parece!”, diz o narrador a certa altura. O ambiente da cidade, enganosamente cotidiano, emerge com ares fantásticos e absurdos e determina o destino do tenente Pirogóv e do jovem pintor Piskarióv, verdadeiros flâneurs russos que se deixam levar pelos encantos de duas passantes.

Com tradução de Rubens Figueiredo, o livro é ilustrado com gravuras de 1830-35 que reproduzem a avenida de ponta a ponta. A disposição do texto nas páginas está dividida em dois blocos espelhados, numa referência ao fluxo dos passantes por ambos os lados da via. Em dois volumes embrulhados num jornal da época, a edição inclui ainda “Notas de Petersburgo de 1836”, crônica de Gógol inédita no Brasil, em que o autor discute o cenário cultural da cidade.



Dados Técnicos
Peso: 301g
ISBN: 9788540502208