Ensaios sobre o ensino em geral e o de Matemática em particular, livro de Lacroix , Sylvestre-François

Ensaios sobre o ensino em geral e o de Matemática em particular

editora: UNESP
assunto:
Esta obra apresenta a concepção de ensino público de um dos pedagogos mais influentes da História, Syvestre-François Lacroix, a cujas ideias, em especial a respeito do ensino de Matemática, curvaram-se, no século 19, vários países da Europa e das Américas, inclusive o Brasil. No texto, aqui apresentado pioneiramente em português, Lacroix faz uma defesa apaixonada dos ideais iluministas e do modelo de instrução pública adotado durante a Revolução Francesa, o qual ajudou a construir. Editado quatro vezes na França entre 1805 e 1838, o livro atravessou os períodos revolucionário e napoleônico ... [Leia mais]
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Descrição
Esta obra apresenta a concepção de ensino público de um dos pedagogos mais influentes da História, Syvestre-François Lacroix, a cujas ideias, em especial a respeito do ensino de Matemática, curvaram-se, no século 19, vários países da Europa e das Américas, inclusive o Brasil. No texto, aqui apresentado pioneiramente em português, Lacroix faz uma defesa apaixonada dos ideais iluministas e do modelo de instrução pública adotado durante a Revolução Francesa, o qual ajudou a construir. Editado quatro vezes na França entre 1805 e 1838, o livro atravessou os períodos revolucionário e napoleônico e alcançou a Restauração. Lacroix informa, já na introdução, que escreve no momento em que “a instrução pública acaba de receber uma nova organização” e deixa claro que busca avaliar, na obra, o verdadeiro caráter do sistema emergente, enfatizando que está plenamente credenciado a promover a análise. Além de participante ativo das reformas do sistema de instrução pública, àquela altura o pedagogo já havia lecionado em escolas bastante diversificadas, tanto pelos métodos de ensino quanto pelos sistemas administrativos. Em pleno Terror Jacobino (1793-17940), Lacroix foi examinador da Escola de Artilharia em Charlons-sur Marne. E, no período revolucionário, chefiou a Comissão de Instrução Pública. Não teria, porém, posições políticas radicais. Ao contrário, firmou-se como intelectual moderado, progressista. O livro divide-se em três partes. A primeira, introdutória, denomina-se “Da cultura matemática durante o século XVIII e da sua influência sobre o desenvolvimento do espírito humano nesse período” . Segue-se primeira parte, intitulada “Do ensino, em geral, durante o século XVIII e segunda (“Do ensino da Matemática”). Esta última estrutura-se em três capítulos: “Sobre a maneira de ensinar Matemática e de avaliar, nas provas, o conhecimento dos alunos”; “Do método em Matemática” e “Análise do Curso elementar de Matemática pura da Escola Central das Quatro Nações”. Trechos “Uns à frente das funções que haviam desenvolvido antes da Revolução, com um conhecimento exato das necessidades dos serviços públicos, outros dedicados ao ensino há muito tempo, mas todos profundamente versados nas ciências, conceberam e executaram o projeto de substituir essas escolas parciais, em que jovens privilegiados recebiam, antes da Revolução, noções incompletas de Matemática pura, por uma grande escola [...].” “A homenagem que faço aqui à Matemática, atribuindo-lhe, em grande parte, a honra de ter dirigido o desenvolvimento do espírito humano durante o século XVIII, não é um desses exageros provocados frequentemente pelo interesse que nos liga ao objeto do qual mais nos ocupamos.”

Dados Técnicos
Páginas: 336
Peso: 420g
ISBN: 9788539304271