Jornalismo público, livro de Rothberg , Danilo

Jornalismo público

editora: UNESP
A implantação de um sistema público de comunicação no Brasil é o principal tema deste livro de Danilo Rothberg, que ao avaliar a viabilidade deste modelo, acaba por discutir a própria conjuntura do jornalismo no país. Mas para chegar a um entendimento amplo sobre o assunto, o autor investiga, antes de tudo, a mais destacada experiência do gênero existente no mundo: a rede britânica BBC, com mais de oito décadas de atuação, apresentando um estudo de caso sobre uma cobertura política realizada pela emissora. Rothberg expõe, a partir daí, a necessidade de dispor de uma rede pública de comunica... [Leia mais]
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Descrição
A implantação de um sistema público de comunicação no Brasil é o principal tema deste livro de Danilo Rothberg, que ao avaliar a viabilidade deste modelo, acaba por discutir a própria conjuntura do jornalismo no país. Mas para chegar a um entendimento amplo sobre o assunto, o autor investiga, antes de tudo, a mais destacada experiência do gênero existente no mundo: a rede britânica BBC, com mais de oito décadas de atuação, apresentando um estudo de caso sobre uma cobertura política realizada pela emissora. Rothberg expõe, a partir daí, a necessidade de dispor de uma rede pública de comunicação, fundamental para a livre circulação de ideias e a difusão democrática da informação. Como pressuposto para alcançar este ideal, a obra aponta, então, quatro grandes obstáculos a serem superados. Rothberg acredita, primeiro, que há um domínio do interesse político e econômico neste meio, que leva à concentração dos veículos de comunicação nas mãos de pequenos grupos e que estes acabam, invariavelmente, tendo acesso privilegiado aos centros de poder. Em seguida, aponta a massificação de valores hegemônicos, criando, assim, verdades universais que representam a opinião de uma minoria. E, por último, destaca o próprio papel dos profissionais da área, que se revestem de uma autoridade que determina o tratamento dado a certas questões em pauta nos veículos. Mesmo com estes entraves, o autor não apresenta uma visão fatalista do jornalismo. Seu principal objetivo, aqui, se trata de uma simples, mas não menos complexa, busca: a de encontrar alternativas que contribuam para que os meios de comunicação de massa cumpram sua função social.

Dados Técnicos
Páginas: 224
Peso: 290g
ISBN: 9788539301775