Poesia completa de Yu Xuanji - Vol. 1, livro de Yu Xuanji

Poesia completa de Yu Xuanji - Vol. 1

editora: UNESP
assunto:
Coleção: Série Clássicos
Tradução de Ricardo Primo Portugal

Os versos da poetisa chinesa Yu Xuanji (844-869 d.C.) ganham agora sua primeira tradução para o português, em uma edição bilíngue que reúne seus 48 poemas e mais cinco fragmentos. Importante marco na literatura do país, a autora viveu em um momento de efervescência cultural na China, durante a dinastia Tang (618-905 d.C.), se destacando justamente pela ousadia de seus textos, expressando, através de um caráter praticamente autobiográfico,... [Leia mais]
Descrição
Coleção: Série Clássicos
Tradução de Ricardo Primo Portugal

Os versos da poetisa chinesa Yu Xuanji (844-869 d.C.) ganham agora sua primeira tradução para o português, em uma edição bilíngue que reúne seus 48 poemas e mais cinco fragmentos. Importante marco na literatura do país, a autora viveu em um momento de efervescência cultural na China, durante a dinastia Tang (618-905 d.C.), se destacando justamente pela ousadia de seus textos, expressando, através de um caráter praticamente autobiográfico, as angústias e sentimentos femininos, e contestando a posição que as mulheres ocupavam na sociedade da época. Outro aspecto também muito explorado nos poemas de Yu Xuanji, e que contribuiu para torná-la notável, é a sensualidade, afirmando seus desejos carnais por meio de versos provocantes.

Com o intuito de apresentar a obra da autora para o público brasileiro, este volume traz ainda notas explicativas realizadas pelos tradutores Ricardo Primo Portugal e Tan Xiao, servindo para situar o leitor quanto ao conteúdo e as referências dos poemas. Assim, a Poesia completa de Yu Xuanji serve não apenas como um deleite literário e lírico, mas como um livro de conteúdo sobre a cultura e as tradições chinesas.

Sobre a autora

Yu Xuanji é uma das principais poetas da Dinastia Tang (618 – 907), considerada a “idade de ouro” da cultura chinesa. Durante esse período, viveram mais de 2.200 poetas – 190 deles mulheres. Segundo Jézio Gutierre, editor executivo da Editora Unesp, a participação feminina nessa época não encontra paralelo na história de países ocidentais. “Havia muita repressão às mulheres em todo o mundo, mas na China elas acharam na literatura clássica um espaço onde foram muito bemsucedidas”, diz.

Cortesã e monja taoísta, Yu Xuanji era uma mulher de vida livre para os padrões da época. Sua poesia reflete seu espírito precursor, rompendo com a tradicional voz feminina associada à humildade e à submissão. Para Portugal, sua obra valoriza o desejo e a sensualidade, além de questionar explicitamente as limitações da condição subalterna da mulher na sociedade. “Foi a primeira vez que a poesia lírico-amorosa encontrou uma expressão autobiográfica.”

Dados Técnicos
Páginas: 144
Peso: 192g
ISBN: 9788539301140