Descrição
Dentre os muitos temas abordados por Theodor Adorno em sua trajetória, a música figurava como um dos mais constantes assuntos em suas análises. Graças à cultura musical sólida que detinha e por ter vivido em um período de profundas transformações na musicalidade durante o século XX, o filósofo alemão se dedicou de forma obstinada ao estudo crítico da área. Mas um fato pouco conhecido, apresentado neste livro, é que Adorno era também compositor.
Igor Baggio, nesta obra, vai analisar os principais argumentos críticos de Adorno sobre a técnica dodecafônica inaugurada pelo compositor austríaco Arnold Schoenberg, mostrando como as teorias do músico influenciaram as composições e o próprio repertório do filósofo. Mais do que isso, o autor identifica como as peças de Adorno eram praticamente expressões líricas de sua visão crítica e dos apontamentos presentes em seus textos. Em um livro que busca trazer uma nova faceta de um dos mais fundamentais pensadores do último século, Igor Baggio abrange para o leitor as contribuições de Theodor Adorno.
Sobre o autor
Igor Baggio é pianista, formado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Música (Musicologia/Estética Musical) pela Unesp.
Posição #31904 na lista de mais vendidos da Livraria 30porcento.
Dados Técnicos
Páginas: 136
Peso: 180g
ISBN: 9788539300914