Negros da terra (Nova edição). Índios e bandeirantes nas origens de São Paulo, livro de John Manuel Monteiro

Negros da terra (Nova edição). Índios e bandeirantes nas origens de São Paulo

Uma nova e reveladora abordagem da história do bandeirantismo e da formação de São Paulo, que redimensiona o papel dos povos nativos no sistema produtivo paulista entre os séculos XVI e XVIII.


Colocando no centro do palco as populações indígenas e o contato diferenciado que mantinham com colonos e jesuítas, o historiador John Manuel Monteiro reinterpreta criticamente a formação da sociedade paulista. Com uma economia voltada prioritariamente para a arregimentação de mão de obra nativa — os “negros da terra” —, os paulistas tiveram constantemente de redimensi... [Leia mais]

Descrição

Uma nova e reveladora abordagem da história do bandeirantismo e da formação de São Paulo, que redimensiona o papel dos povos nativos no sistema produtivo paulista entre os séculos XVI e XVIII.


Colocando no centro do palco as populações indígenas e o contato diferenciado que mantinham com colonos e jesuítas, o historiador John Manuel Monteiro reinterpreta criticamente a formação da sociedade paulista. Com uma economia voltada prioritariamente para a arregimentação de mão de obra nativa — os “negros da terra” —, os paulistas tiveram constantemente de redimensionar as suas atividades. Dessa forma, a busca de metais preciosos, a expansão do gado e o contínuo crescimento da produção agrícola vincularam de modo irreversível a formação econômica e social paulista à dizimação das sociedades indígenas e a uma dinâmica interna de cunho eminentemente escravista.


Realizado a partir de uma ampla pesquisa documental em arquivos da Europa e do Brasil, este livro é o resultado de mais de uma década de estudos. Sua linguagem fluente e a perspicácia interpretativa do autor recomendam-no a todos aqueles que se interessam pela história social brasileira.



Dados Técnicos
Páginas: 382
Peso: 585g
ISBN: 9788535933000