Sobre História (Edição de Bolso), livro de Eric Hobsbawm

Sobre História (Edição de Bolso)

assunto:
Eric Hobsbawm: "Estamos aqui para discutir temas e problemas da concepção marxista da história, cem anos depois da morte de Marx. Não se trata de um ritual de comemoração de centenário, mas é importante começarmos a nos lembrar do papel único de Marx na historiografia. Farei isso simplesmente por meio de três exemplos. O primeiro é autobiográfico. Quando era estudante em Cambridge nos anos 30, muitos dos jovens mais capazes aderiram ao Partido Comunista. Mas como se tratava de uma era muito brilhante na história de uma universidade de muito prestígio, vários deles foram profundamente influc... [Leia mais]
Descrição
Eric Hobsbawm: "Estamos aqui para discutir temas e problemas da concepção marxista da história, cem anos depois da morte de Marx. Não se trata de um ritual de comemoração de centenário, mas é importante começarmos a nos lembrar do papel único de Marx na historiografia. Farei isso simplesmente por meio de três exemplos. O primeiro é autobiográfico. Quando era estudante em Cambridge nos anos 30, muitos dos jovens mais capazes aderiram ao Partido Comunista. Mas como se tratava de uma era muito brilhante na história de uma universidade de muito prestígio, vários deles foram profundamente influcenciados pelas sumidades diante das quais nos sentávamos. Costumávamos brincar entre nós, jovens comunistas: os filósofos comunistas eram wittgensteinianos, os economistas comunistas eram keynesianos, os estudantes comunistas da literatura eram discípulos de F. R. Leavis. E os historiadores? Eram marxistas porque não havia nenhum historiador que conhecessemos, em Cambrigde ou em outros lugares - e ouvíamos falar e conhecíamos alguns excelentes, como Marc Bloch -, que pudessem competir com Marx, como mestre e como inspiração."

Acima transcrevi o início do capítulo 11 do livro Sobre História do historiador Eric Hobsbawm, "Marx e a história". Este é apenas um da coleção de ensaios que compõe o livro. Era originalmente uma palestra proferida por Hobsbawm que foi proferida na Conferência do Centenário de Marx, organizada pela República de San Marino em 1983, e publicada na New Left Review, 143 (fevereiro de 1984). pp. 39-50.)

A lista de ensaios que completam o livro são:

1. Dentro e fora da História
2. O sentido do passado
3. O que a história tem a dizer-nos sobre a sociedade contemporânea ?
4. A história e a previsão do futuro
5. A história progrediu?
6. Da história social à história da sociedade
7. Historiadores e economistas: 1
8. Historiadores e economistas: 2
9. Engajamento
10. O que os historiadores devem a Karl Marx?
11. Marx e a história
12. Todo povo tem história
13. A história britânica e os “Annales”: um comentário
14. A Volta da narrativa
15. Pós-modernismo na floresta
16. A história de baixo para cima
17. A curiosa história da Europa
18. O presente como história
19. Podemos escrever a História da Revolução Russa
20. Barbárie: Manual do usuário
21. Não basta a história da identidade

Dados Técnicos
Páginas: 432
Peso: 301g
ISBN: 9788535922189