A consciência das palavras (Edição de Bolso), livro de Elias Canetti

A consciência das palavras (Edição de Bolso)

Tradução de Marcio Suzuki e Herbert Caro

Para Elias Canetti, prêmio Nobel de Literatura de 1981 e autor da celebrada trilogia autobiográfica composta de A língua absolvida, Uma luz em meu ouvido e O jogo dos olhos, também publicada pela Companhia das Letras em formato de bolso, escrever é um ato de enorme responsabilidade, como ele mesmo afirma com todas as letras no ensaio que fecha este volume. Daí o seu título, A consciência das palavras, sob o qual se acham reunidos ensaios sobre Confúcio, Georg Büchner, Tolstói, Kafka, Hermann Broch, Karl Kraus e Hitler, além de uma evocação... [Leia mais]
Descrição
Tradução de Marcio Suzuki e Herbert Caro

Para Elias Canetti, prêmio Nobel de Literatura de 1981 e autor da celebrada trilogia autobiográfica composta de A língua absolvida, Uma luz em meu ouvido e O jogo dos olhos, também publicada pela Companhia das Letras em formato de bolso, escrever é um ato de enorme responsabilidade, como ele mesmo afirma com todas as letras no ensaio que fecha este volume. Daí o seu título, A consciência das palavras, sob o qual se acham reunidos ensaios sobre Confúcio, Georg Büchner, Tolstói, Kafka, Hermann Broch, Karl Kraus e Hitler, além de uma evocação da tragédia de Hiroshima por intermédio do diário de um de seus sobreviventes ou de reminiscências sobre as origens de seu monumental romance Auto de fé.

Sobre o autor

Elias Canetti nasceu em 1905, em Ruschuk, na Bulgária, de uma afluente família de judeus sefarditas. Em 1911, estabeleceu-se em Manchester, na Inglaterra, onde seu pai se associara a um próspero cunhado em uma casa comercial. Após a morte prematura do pai, em 1913, mudou-se com a mãe - mulher culta e opressora - e os irmãos para Viena, de onde assistiu a Primeira Guerra. Continuando os estudos escolares em Zurique, na Suíça, e em Frankfurt, cursou faculdade de química em Viena, cidade que depois trocou por Londres, fugindo do nazismo. É autor, entre outros, do romance Auto de fé e do ensaio Massa e poder, considerados, em seus respectivos gêneros, momentos altos das letras no século XX. Em 1981, Canetti recebeu o prêmio Nobel de literatura.

Dados Técnicos
Peso: 273g
ISBN: 9788535919851


Tags: nobel1981