Ideias políticas na era romântica - Ascensão e influência no pensamento moderno, livro de Isaiah Berlin

Ideias políticas na era romântica - Ascensão e influência no pensamento moderno


R$ 67,90
assunto:
Descrição
Tradução: Rosaura Eichenberg

A inigualável elegância da prosa ensaística de Isaiah Berlin faz de As ideias políticas na era romântica uma prazerosa viagem panorâmica pela história das ideias no Ocidente entre os séculos XVIII e XIX. Transitando de Kant a David Hume e de Auguste Comte a Fichte com erudita naturalidade, o livro reúne quatro textos originalmente concebidos para uma série de conferências sobre filosofia política em 1952. Apesar de constituírem as primeiras formulações de temas centrais da obra de um dos maiores pensadores liberais do século XX, os ensaios esperaram até 2006 para vir à luz numa edição cuidadosamente supervisionada por Henry Hardy, fellow da Oxford University e organizador de longa data dos trabalhos do autor.

Partindo da pergunta "por que deve o homem obedecer a outro homem ou a um grupo de homens?", o livro aborda as intersecções e os antagonismos entre política, ciência e teologia que moldaram o pensamento do século XX. O papel-chave desempenhado por pensadores como Rousseau e Kant na trágica história dos totalitarismos de diversas extrações ideológicas é investigado com especial atenção, partindo do tratamento dispensado a palavras como liberdade e obediência, interpretadas segundo as sucessivas transformações dos conceitos de Deus, felicidade e natureza.

Sobre o autor

Isaiah Berlin nasceu em 1909, em Riga, na Letônia, à época pertencente ao Império Russo. Em 1921, transferiu-se com a família para a Inglaterra. Filósofo, foi professor de teoria social e política em Oxford. É autor de Karl Marx, Vico and Herder, Four essays on liberty, Concepts and categories, Against the current e Personal impressions, entre outros. Morreu em 1998.

Dados Técnicos
Peso: 601g
ISBN: 9788535915655
Google Books Preview