Comportamento do Consumidor: Construindo a Estratégia de Marketing, livro de Del L Hawkins

Comportamento do Consumidor: Construindo a Estratégia de Marketing

editora: CAMPUS
Este livro baseia-se na crença de que o conhecimento dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor pode, com a prática, ser usado para desenvolver uma estratégia de marketing sólida. Tendo isso em mente, buscamos três objetivos.

Em primeiro lugar, apresentamos uma descrição razoavelmente abrangente dos diversos conceitos e teorias comportamentais que se provaram úteis no entendimento do comportamento do consumidor.

Isso, geralmente, é feito no início de cada capítulo ou no início de subseções maiores em cada capítulo. Acreditamos ser importante ter um enten... [Leia mais]
Descrição
Este livro baseia-se na crença de que o conhecimento dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor pode, com a prática, ser usado para desenvolver uma estratégia de marketing sólida. Tendo isso em mente, buscamos três objetivos.

Em primeiro lugar, apresentamos uma descrição razoavelmente abrangente dos diversos conceitos e teorias comportamentais que se provaram úteis no entendimento do comportamento do consumidor.

Isso, geralmente, é feito no início de cada capítulo ou no início de subseções maiores em cada capítulo. Acreditamos ser importante ter um entendimento minucioso acerca de um conceito antes de aplicá-lo com sucesso em diferentes situações.

Em segundo lugar, apresentamos exemplos de como esses conceitos foram utilizados no desenvolvimento de estratégias de marketing. Tentamos deixar claro que esses exemplos não são “como utilizar este conceito”.

Em vez disso, são apresentados na forma “como uma organização que enfrentava uma situação específica de marketing utilizou este conceito”.

Em terceiro lugar, ao final de cada capítulo e seção principal, apresentamos algumas perguntas, atividades ou casos que requerem que o aluno aplique os conceitos estudados.

Além disso, existem estudos de casos ao final de cada seção principal do livro, exceto a primeira. Cada estudo de caso pode ser abordado por uma variedade de ângulos, e são fornecidas algumas questões para a discussão de cada um deles.

Muitos podem ser lidos em sala de aula e utilizados para gerar uma discussão sobre um assunto específico. Os alunos gostam dessa abordagem e muitos professores consideram-na um modo proveitoso de motivar a discussão em sala de aula.

Este livro pode ser considerado o melhor livro didático sobre comportamento do consumidor. Durante muito tempo, os livros dessa área de conhecimento importavam conceitos da psicologia, sociologia e antropologia, sem fazer muita ligação com as aplicações ao marketing.

Atualmente, os autores já têm essa preocupação, mas Hawkins, Best e Mothersbaugh se esmeraram nessas pontes. Seus exemplos são elucidativos, atraentes e motivadores. Esse aspecto, particularmente, faz com que o livro possa ser bem entendido por alunos de graduação, mas, ao mesmo tempo, dá explicações e dicas que podem ser bem aproveitadas pelo público empresarial.

O grande diferencial desses autores foi o de juntar o embasamento teórico com a prática, sem ficar na superficialidade de exemplos rasteiros. Pelo contrário, os autores apresentam explicações densas de forma palatável.

O problema dos livros sobre comportamento do consumidor de autores estrangeiros é que eles descrevem uma realidade que nos é desconhecida. Esta edição inclui um adendo com características específicas do consumidor brasileiro.

O campo do comportamento do consumidor é um dos mais controversos do marketing. Ao tratar desse campo multidisciplinar, muito rico em teorias, o livro poderia ficar pesado, mas os autores, com uma ampla experiência em pesquisa, conseguiram torná-lo extremamente agradável e ao mesmo tempo instigante. - Cecília Mattoso, Doutora em Administração – Coppead/UFRJ. Professora e Pesquisadora da Escola Superior de Propaganda e Marketing – RJ. Professora de Comportamento do Consumidor da PUC-Rio

Dados Técnicos
Páginas: 528
Peso: 1338g
ISBN: 9788535220957