Teatro Brasileiro. Ideias de Uma História, livro de J. Guinsburg, Rosangela Patriota

Teatro Brasileiro. Ideias de Uma História

editora: PERSPECTIVA
Teatro Brasileiro: Ideias de uma História é um livro que convida o leitor a enveredar pelos meandros da historiografia do teatro brasileiro e pelas concepções que foram tecendo seus processos ao longo do percurso. Partindo de reflexões promovidas sobre as narrativas e o pensamento desenvolvidos na biblioteca desse passado/presente e desse presente/futuro, J. Guinsburg e Rosangela Patriota interrogam-na, e se interrogam, evidentemente, sob os prismas vigentes na atualidade, acerca dos elementos que serviram de tijolos básicos para as construções interpretativas sobre o exercício de memorizaç... [Leia mais]
Descrição
Teatro Brasileiro: Ideias de uma História é um livro que convida o leitor a enveredar pelos meandros da historiografia do teatro brasileiro e pelas concepções que foram tecendo seus processos ao longo do percurso. Partindo de reflexões promovidas sobre as narrativas e o pensamento desenvolvidos na biblioteca desse passado/presente e desse presente/futuro, J. Guinsburg e Rosangela Patriota interrogam-na, e se interrogam, evidentemente, sob os prismas vigentes na atualidade, acerca dos elementos que serviram de tijolos básicos para as construções interpretativas sobre o exercício de memorização e de temporalidade no fazer teatral.
Um atento corpo a corpo com os registros bibliográficos propiciou a possibilidade de, em conjunto com o acompanhamento das feições assumidas pela cena dramática no texto e no palco, identificar os actantes que nas sucessivas fases e personalidades se aglutinaram e compuseram fatores essenciais para imprimir ordenação e consciência às estratégias e aos modus faciendi dos eventos e dos textos que caracterizaram os diferentes momentos desse vir a ser teatral, ou seja, suas ideias-força.
Nesse sentido, por meio do confronto entre o processamento histórico, propriamente dito, e as reedificações críticas, os autores localizaram algumas das matrizes que, a seus olhos, orientaram as análises e as expectativas em torno do teatro brasileiro. Elas assumem expressões aparentemente simplificadoras, mas que guardam em seu bojo toda a complexidade que se agitou e se agita, que foi vivida e vive, em termos como o nacional, o moderno, a modernização e a modernidade, a politização e a estetização. Assim, através desses operadores socioculturais, pretende-se abrir ao leitor/espectador as diferentes cortinas e planos de tablado das realizações artísticas e do debate crítico, dando-lhe, naturalmente pela sua livre escolha, um ponto de vista e talvez a visibilidade para o que se apresenta, quase sempre, em caráter fragmentário e incipiente, como ocorre em sua essência com o fenômeno teatral e a cena que o concretiza ao olhar de suas plateias.

Dados Técnicos
Páginas: 254
Peso: 299g
ISBN: 9788527309561