Judeus Heterodoxos - Messianismo, Romantismo, Utopia, livro de Michael Löwy

Judeus Heterodoxos - Messianismo, Romantismo, Utopia

editora: PERSPECTIVA
assunto:
Esta obra é a continuação das pesquisas que iniciei com a publicação, em 1988, do livro Rédemption et Utopie. Le judaïsme libertaire en Europe centrale (Redenção e Utopia: O Judaísmo Libertário na Europa Central). Mas, ao passo que aquele livro era uma tentativa de cartografia da cultura judaico-romântica na Europa central, com seus diferentes polos e suas correntes subterrâneas, Judeus Heterodoxos é, antes, um laboratório, uma coletânea de trabalhos empreendidos no curso dos últimos vinte anos, um conjunto de estudos de caso sem ambição de sistematização. O “terreno” é essencialmente o mes... [Leia mais]
Descrição
Esta obra é a continuação das pesquisas que iniciei com a publicação, em 1988, do livro Rédemption et Utopie. Le judaïsme libertaire en Europe centrale (Redenção e Utopia: O Judaísmo Libertário na Europa Central). Mas, ao passo que aquele livro era uma tentativa de cartografia da cultura judaico-romântica na Europa central, com seus diferentes polos e suas correntes subterrâneas, Judeus Heterodoxos é, antes, um laboratório, uma coletânea de trabalhos empreendidos no curso dos últimos vinte anos, um conjunto de estudos de caso sem ambição de sistematização. O “terreno” é essencialmente o mesmo: a cultura judaica da Mitteleuropa (Europa central) do início do século XX – com uma exceção: Bernard Lazare, escritor romântico e libertário francês –, assim como tento captar a abordagem realizada nas afinidades eletivas entre romantismo, messianismo e utopia. Contudo, o eixo principal que estrutura as investigações neste livro é a comparação, os “pensamentos cruzados” entre dois autores, ao mesmo tempo próximos e separados, convergentes e divergentes, semelhantes, mas, no entanto, irredutivelmente diferentes.

Pesquisador de inspiração marxista, notável estudioso das ideias e correntes socialistas e revolucionárias, Michael Löwy nasceu em São Paulo em 1938, filho de imigrantes judeus de Viena. Foi membro da Liga Socialista Independente, nos anos de 1950. Depois de se formar em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, em 1960, foi a Paris fazer o mestrado. Viveu alguns anos em Israel, retornando à França e associando-se, em 1968, à Quarta Internacional, tornando-se membro da Ligue Communiste. Em 1969, assumiu o posto de assistente de Nicos Poulantzas na Universidade de Paris VIII. Doutorou-se em 1974 e, em 1978, assumiu a cadeira de Sociologia do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), do qual é hoje diretor emérito de pesquisa. É professor da Escola de Altos Estudos em Ciência Sociais de Paris. Em sua militância brasileira, esteve ligado a movimentos sociais como a Liga Camponesa, o MST (Movimento dos Sem-Terra) e à formação do Partido dos Trabalhadores e, mais recentemente, do PSOL. É autor de ensaios e artigos importantes sobre Walter Benjamin, Franz Kafka e, de modo geral, sobre as grandes figuras do judaísmo heterodoxo que floresceram no início do século XX entre tradição e revolução. Publicou, entre outros, A Teoria da Revolução no Jovem Marx (Vozes, 2002); O Pensamento de Che Guevara (Expressão Popular, 1999); Método Dialético e Teoria Política (Paz e Terra, 1975); Para uma Sociologia dos Intelectuais Revolucionários: A Evolução Política de Lukács, 1909-1929 (LECH, 1979/Cortez, 1999.); Ideologias e Ciência Social: Elementos Para uma Análise Marxista (Cortez, 1985); As Aventuras de Karl Marx Contra o Barão de Münchhausen: Marxismo e Positivismo na Sociologia do Conhecimento (Busca Vida, 1987); Redenção e Utopia: O Judaísmo Libertário na Europa Central (Companhia das Letras, 1989); Romantismo e Messianismo: Ensaios Sobre Lukács e Benjamin (Perspectiva/Edusp, 1990); Marxismo e Teologia da Libertação (Cortez, 1991); A Guerra dos Deuses: Religião e Política na América Latina (Vozes, 2000); Nacionalismo e Internacionalismos: Da Época de Marx Até Nossos Dias (Xamã, 2000); A Estrela da Manhã: Surrealismo e Marxismo (Civilização Brasileira, 2002); Franz Kafka: Sonhador Insubmisso (Azougue, 2005); Walter Benjamin: Aviso de Incêndio (Boitempo, 2005).

Dados Técnicos
Peso: 251g
ISBN: 9788527309516