TESTAMENTO, O, livro de Rainer Maria Rilke

TESTAMENTO, O

editora: GLOBO
assunto:
Se Rainer Maria Rilke é o mais importante poeta alemão do início do século XX, e se as Elegias de Duíno são a sua obra mais realizada, então O testamento (152 pp.) tem uma relevância particular. Pois se trata de um texto escrito por Rilke no contexto da criação das Elegias ? ou melhor, no contexto das dificuldades de concluí-las (apesar das condições aparentemente ideais de seu isolamento no castelo de Berg, na Suíça, entre 1920 e 1921). O testamento é, assim, um relato bastante pessoal do poeta sobre sua arte, sobre si mesmo e sobre sua época. E ganha ainda maior importância histórica por ... [Leia mais]
Descrição
Se Rainer Maria Rilke é o mais importante poeta alemão do início do século XX, e se as Elegias de Duíno são a sua obra mais realizada, então O testamento (152 pp.) tem uma relevância particular. Pois se trata de um texto escrito por Rilke no contexto da criação das Elegias ? ou melhor, no contexto das dificuldades de concluí-las (apesar das condições aparentemente ideais de seu isolamento no castelo de Berg, na Suíça, entre 1920 e 1921). O testamento é, assim, um relato bastante pessoal do poeta sobre sua arte, sobre si mesmo e sobre sua época. E ganha ainda maior importância histórica por ter vindo a público apenas na década de 1970. A presente edição, não por acaso, é particularmente bem-cuidada. Inclui a reprodução fac-similar do manuscrito de Rilke, lado a lado com a tradução direta do alemão, a cargo de Tercio Redondo, doutor em Literatura Alemã pela USP (que também responde pelas notas), enquanto o prefácio é de Helmut Galle, doutor em Literatura Alemã Contemporânea pela Universidade Livre de Berlim. Sob certos aspectos, O testamento se insere em uma longa série de reflexões de poetas sobre o seu fazer, que remontam ao romano Horácio, e que versam sobre o conflito fundamental de quem serve a dois amos: de um lado, o mundo,a mundanidade, o amor, a vida prática; de outro, as exigências quase monásticas que a obra por vezes exige para ser realizada. Mas, ao mesmo tempo, O testamento também se insere em uma outra série, particularmente moderna, inaugurada em 1852 por Edgar Allan Poe com a Filosofia da composição, em que descreve o processo criativo do poema O corvo. Se O testamento não trata diretamente da poética das Elegias de Duíno, aborda, complementarmente, o contexto histórico-cultural do poeta e suas condiçõesexistenciais. O que, não por acaso, combina com a situação histórica de Rilke, que na literatura alemã representa a conflituosa passagem da tradição para a modernidade no contexto dramático da Primeira Guerra e dos movimentos revolucionários - tantopolíticos quanto artísticos e filosóficos - do início do século XX. Daí não se tratar, como em Poe, de um texto puramente moderno, que descreve de modo objetivo o trabalho criativo, nem, por outro lado, de uma reivindicação antimoderna do poeta "insoética, sejam eles do tipo ?o beijo da musa? ou ?a torre de marfim?". Porém, não se trata tampouco "de abdicar dos sentimentos e de ocupar-se com a ?tarefa? de escrever. Ao contrário, para permanecer no nível das primeiras elegias, Rilke deveria esta

Dados Técnicos
Peso: 300g
ISBN: 9788525046826