Marcadores da diferença: raça e racismo na história do Brasil, livro de Gabriela dos Reis Sampaio, Ivana Stolze Lima, Marcelo Balaban (orgs.)

Marcadores da diferença: raça e racismo na história do Brasil

editora: EDUFBA
O livro investiga a história de homens e mulheres não brancos, anônimos ou bem conhecidos, que sofreram as agruras de viver em uma sociedade definida pelo racismo. A obra pretende promover um debate sobre o tema da raça e do racismo a partir da perspectiva da história social. Focalizados em diferentes personagens, os textos revelam de que forma, ao longo do processo histórico, os problemas e relacionados ao racismo foram enfrentados em seus múltiplos sentidos, observando como diferentes marcas da cor, inscritas em diversas realidades e aspectos, produziam (e ainda produzem) distinções socia... [Leia mais]
Descrição
O livro investiga a história de homens e mulheres não brancos, anônimos ou bem conhecidos, que sofreram as agruras de viver em uma sociedade definida pelo racismo. A obra pretende promover um debate sobre o tema da raça e do racismo a partir da perspectiva da história social. Focalizados em diferentes personagens, os textos revelam de que forma, ao longo do processo histórico, os problemas e relacionados ao racismo foram enfrentados em seus múltiplos sentidos, observando como diferentes marcas da cor, inscritas em diversas realidades e aspectos, produziam (e ainda produzem) distinções sociais, gerando essa violenta forma de opressão que subsiste, surpreendentemente, com tanta força no nosso país.

Dados Técnicos
Páginas: 326
Peso: 480g
ISBN: 9788523219499