Cano Velloso. Lembranças Do Saber Viver, livro de Dirce Nei Teixeira de Freitas

Cano Velloso. Lembranças Do Saber Viver

editora: EDUFBA
Dona Claudionor Velloso passa dos 101 anos com lucidez e disposição para viver. Isto já seria suficiente para render homenagens e histórias. Mas o sabor é especial por ser Canô quem é - filha de uma cidade de intensa atividade cultural e matriarca de uma família de artistas. O livro de Guerreiro e Assis reúne lembranças dos anos de dedicação à cidade aos amigos e filhos dentre eles a escritora Mabel Veloso e os cantores Caetano e Bethânia. "Não é uma biografia mas sim um registro da memória de Dona Canô sobre os assuntos que tenham feito parte das suas rotinas e vivências ao longo de 100 an... [Leia mais]
Descrição
Dona Claudionor Velloso passa dos 101 anos com lucidez e disposição para viver. Isto já seria suficiente para render homenagens e histórias. Mas o sabor é especial por ser Canô quem é - filha de uma cidade de intensa atividade cultural e matriarca de uma família de artistas. O livro de Guerreiro e Assis reúne lembranças dos anos de dedicação à cidade aos amigos e filhos dentre eles a escritora Mabel Veloso e os cantores Caetano e Bethânia. "Não é uma biografia mas sim um registro da memória de Dona Canô sobre os assuntos que tenham feito parte das suas rotinas e vivências ao longo de 100 anos" explica o autor professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Na coleta dos dados e nas longas horas de conversa com Dona Canô Guerreiro teve apoio de Arthur de Assis falecido em outubro de 2007 antes da finalização da obra. Tanto Guerreiro como a biografada dedicam o livro a Arthur.
A primeira conversa entre Guerreiro e Canô aconteceu em 2006 véspera da celebração dos seus 100 anos. Cheia de entusiasmo pelas comemorações e com a certeza dos muitos anos que ainda teria pela frente Dona Canô pediu para adiar o processo do livro. Pedido atendido as entrevistas que resultaram na obra aconteceram então entre março e junho de 2007. Durante este período foram muitas as viagens a Santo Amaro quando Guerreiro pode conviver com o cotidiano movimentado de Dona Canô. "Uma agenda sempre cheia uma vitalidade impressionante e uma atenção constante com tudo o que acontece ao seu redor" descreve o autor para quem os encontros foram sempre momentos de muita descontração. "A fala prazerosa foi acompanhada pela alegria de relembrar muitas coisas do passado tudo revestido por um permanente bom humor. Os risos foram constantes e as gargalhadas inúmeras" conta Guerreiro.

Dados Técnicos
Páginas: 214
Peso: 440g
ISBN: 9788523204983