Mutação no Jornalismo: Como a Notícia Chega a Internet, livro de Thais de Mendonça Jorge

Mutação no Jornalismo: Como a Notícia Chega a Internet

editora: UNB
As primeiras noticias de que temos registro foram comunicadas por meio de desenhos nas cavernas. Proclamadas pelos arautos, por sinais de fumaça, pelo som dos tambores ou por sinos; pelos tipos móveis de Gutenberg, de trem e pelos fios do telégrafo, na televisão e no rádio, as notícias viajaram a pé e em lombo de burro, pelo ar e por meio da eletrônica até os smartphones e os tablets. Thais de Mendonça Jorge analisa a fundamenta a ideia de que o jornalismo enfrenta hoje um novo processo de mudanças e mais uma vez procura se adaptar às transformações da sociedade. Ganhando uma mídia para se ... [Leia mais]
Descrição
As primeiras noticias de que temos registro foram comunicadas por meio de desenhos nas cavernas. Proclamadas pelos arautos, por sinais de fumaça, pelo som dos tambores ou por sinos; pelos tipos móveis de Gutenberg, de trem e pelos fios do telégrafo, na televisão e no rádio, as notícias viajaram a pé e em lombo de burro, pelo ar e por meio da eletrônica até os smartphones e os tablets. Thais de Mendonça Jorge analisa a fundamenta a ideia de que o jornalismo enfrenta hoje um novo processo de mudanças e mais uma vez procura se adaptar às transformações da sociedade. Ganhando uma mídia para se exibir, a tela digital; espraiando-se por terrenos com som e imagem; conquistando novos públicos na rapidez dos tweets, a notícia, principal produto do jornalismo, está em mutação. Mas o texto mais curto, instantâneo, condensado no visor de cristal líquido ainda é noticia? O que mudou, afinal? A partir da Biologia, a hipótese de mutação no jornalismo pretende unificar o uso desse vocábulo na profissão e compreender: " De que maneira a organização do trabalho jornalístico está sendo afetada; " Como a cultura profissional dos jornalistas se modifica; e " Quais são as alterações na estrutura do produto oferecido ao público. Com um sólido referencial teórico e usando como ferramental metodológico a análise de conteúdo aplicada aos sites UOL (Brasil) e Clarín(Argentina), o livro oferece muitos exemplos e é vital para o estudo do cenário de amplas mudanças culturais em que estamos vivendo.

Dados Técnicos
Páginas: 274
Peso: 431g
ISBN: 9788523010744