Escrita e o Outro, A: Os Modos de Participação na Construção do Texto, livro de Lucília Garcez

Escrita e o Outro, A: Os Modos de Participação na Construção do Texto

editora: UNB
Por que escrevemos? Como escrevemos? O que acontece em nossa mente enquanto escrevemos? Para quem pensamos que escrevemos? Quais as relações entre leitura e escrita? Como aprendemos e como ensinamos a produzir textos? O que sabemos sobre o ato de escrever? Em torno dessas indagações. A autora articula as teorias mais atuais (Bakhtin. Vygotsky. Bronckart) à pesquisa etnográfica educacional. procurando compreender o fenômeno da escrita e as práticas escolares de produção de textos. Descreve e analisa comentários de professores e alunos diante de textos em progresso (rascunhos) e reflete sobre... [Leia mais]
Descrição
Por que escrevemos? Como escrevemos? O que acontece em nossa mente enquanto escrevemos? Para quem pensamos que escrevemos? Quais as relações entre leitura e escrita? Como aprendemos e como ensinamos a produzir textos? O que sabemos sobre o ato de escrever? Em torno dessas indagações. A autora articula as teorias mais atuais (Bakhtin. Vygotsky. Bronckart) à pesquisa etnográfica educacional. procurando compreender o fenômeno da escrita e as práticas escolares de produção de textos. Descreve e analisa comentários de professores e alunos diante de textos em progresso (rascunhos) e reflete sobre o que esses diálogos revelam a respeito dos próprios processos interativos. da aprendizagem e do papel do professor e dos colegas na ampliação do universo lingüístico do aluno. Este trabalho demonstra que o ensino de produção de textos é muito mais que "oferecer um tema interessante e corrigir rigorosamente uma única versão da redação para dar nota". Deve envolver a escrita como um processo interativo em vários níveis e em muitas etapas. O que tem sido geralmente ignorado na prática escolar com visíveis prejuízos para os alunos.

Dados Técnicos
Páginas: 174
Peso: 222g
ISBN: 9788523004750