Ensino de Física (Coleção Idéias em Ação), livro de Anna Maria Pessoa de Carvalho, Elio Carlos Ricardo, Lúcia Helena Sasseron, Maria Lúcia Vital dos Santos Abib, Maurício Pietrocolo

Ensino de Física (Coleção Idéias em Ação)

editora: CENGAGE
A Física é, de longa data, uma das disciplinas mais temidas pelos alunos do Ensino Mé­dio. Grande parte dessa fama deve-se ao fato de que seu ensino tradicionalmente vem sendo pautado na transmissão de conceitos e fórmulas cujas relações com a realidade parecem inexistentes.

No entanto, atualmente, até mesmo avaliações externas à escola, como o Enem e os vestibulares, têm mudado essa perspectiva e começado a explorar mais do que a mera operacionalização de exercícios de Matemática envolvendo temas da Física: os saberes ligados à construção do conhecimento científico ao longo ... [Leia mais]
Descrição
A Física é, de longa data, uma das disciplinas mais temidas pelos alunos do Ensino Mé­dio. Grande parte dessa fama deve-se ao fato de que seu ensino tradicionalmente vem sendo pautado na transmissão de conceitos e fórmulas cujas relações com a realidade parecem inexistentes.

No entanto, atualmente, até mesmo avaliações externas à escola, como o Enem e os vestibulares, têm mudado essa perspectiva e começado a explorar mais do que a mera operacionalização de exercícios de Matemática envolvendo temas da Física: os saberes ligados à construção do conhecimento científico ao longo dos anos e as características sócio-históricas dessa construção também começam a ser abordados, deixando-nos a evidência de que o ensino da Física precisa mostrar aos alunos essa disciplina como uma área de conhecimento da humanidade.

Neste livro, trazemos algumas considerações sobre pontos que acreditamos necessá­rios para os futuros professores de Física e mesmo para aqueles já em exercício, de modo que a disciplina possa ser apresentada aos alunos do Ensino Médio como uma área de conhecimento em constante construção e cujos conhecimentos propostos fazem parte do dia a dia.

Nosso objetivo é preparar os professores para que trabalhem nas salas de aula do Ensino Médio uma visão de Física contextualizada, ao mesmo tempo que seja possível considerar os aspectos que regulam a construção e a proposição de novos conhecimentos, sua prática como uma atividade científica e o exercício desta.

Dados Técnicos
Peso: 260g
ISBN: 9788522110629