Tópicos - Os lugares do argumento, livro de Marco Túlio Cícero

Tópicos - Os lugares do argumento

editora: PONTES
Tradução de Gilson Charles dos Santos

Cícero, ao fazer menção aos Tópicos de Aristóteles, informa que a obra aristotélica, assim como a sua versão latina homônima, possui como finalidade “especificar os meios para elaboração dos argumentos, de maneira que chegássemos a isso com conhecimento e método sem qualquer erro” (disciplinam inveniendorum argumentorum, ut sine ullo errore ad ea ratione et via perveniremus). Percebe-se, com esta descrição, o esforço de se aliar lógica e retórica para formular o argumento ou, ainda, para promover a integração entre o que chamamos h... [Leia mais]
Descrição
Tradução de Gilson Charles dos Santos

Cícero, ao fazer menção aos Tópicos de Aristóteles, informa que a obra aristotélica, assim como a sua versão latina homônima, possui como finalidade “especificar os meios para elaboração dos argumentos, de maneira que chegássemos a isso com conhecimento e método sem qualquer erro” (disciplinam inveniendorum argumentorum, ut sine ullo errore ad ea ratione et via perveniremus). Percebe-se, com esta descrição, o esforço de se aliar lógica e retórica para formular o argumento ou, ainda, para promover a integração entre o que chamamos hoje de filosofia e teoria do discurso.

Contudo, ainda que o orador empregue a expressão ratio disserendi para traduzir o grego ?????? (lógica), o termo não deve ser compreendido como a lógica formal que conhecemos hoje. A palavra ?????? denota, de forma ampla, a argumentação em geral, equivalendo ao termo ?????????? empregado por Platão (Pl. Resp. 533a) e por Aristóteles (Ar. Rhet. 1355a).

Com base nisso, Cícero estabelece que a lógica, entendida como argumentação em geral, divide-se em duas partes: a de elaboração (retórica, de matriz peripatética, para discernir os meios de persuasão) e a de validade (dialética, de matriz estoica, para julgar o valor do argumento). A técnica de emprego dos tópicos, ou seja, dos lugares do argumento, integra a primeira dessas partes.

A lógica de que Cícero trata no presente volume combina elementos peripatéticos e estoicos sobre a formulação do argumento. Assim, os Tópicos, de Cícero, acabam basicamente por ser um tratado de retórica, destinado à composição do argumento à luz de princípios filosóficos.

Dados Técnicos
Páginas: 108
Peso: 150g
ISBN: 9788521702061