Este livro é fruto de uma investigação valiosa para a contemporaneidade que demanda uma formação de professores de língua inglesa como língua estrangeira/adicional sensivelmente atualizada. Nesse sentido, o livro destaca a ética da compreensão das relações de poder/saber (FOUCAULT, 1997) que muito contribuiu para uma revisão das ontologias-epistemologias-metodologias hegemônicas vigentes não somente na Linguística Aplicada, mas também nas outras áreas do conhecimento que conversam com a mesma. Mas, o aspecto inestimável deste trabalho é a capacidade da pesquisadora de fazer dessa compreensã... [Leia mais]
R$ 37,50 preço de capa:R$ 45,00 economia de: R$ 7,50 (17%)
Frete Grátis
para pedidos acima de R$99,00 ou frete fixo de R$6,90 para todo o Brasil.
Parcele
sua compra em 3x de R$12,50 sem juros.
Apenas 1 em estoque.
+ livros relacionados
A formação do professor de língua estrange...
Bruno Turra
R$ 39,00
Vade Mecum do ensino de línguas estrangeir...
Cláudia Cristina Ferreira (org.)
R$ 91,20
Cultura e literatura no ensino de língua-d...
Silvana Serrani
R$ 48,00
Pesquisa na licenciatura em Letras: caminh...
Andressa Brawerman-Albini, Marcia Regina Becker, Maria ...
R$ 49,37
Português, língua estrangeira em contextos...
Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya (org.)
R$ 72,00
Formação de professores de inglês no conte...
Michele Salles El Kadri, Luciana Cabrini Simões Calvo, ...
Dánie Marcelo de Jesus, Lucimeire da Silva Furlaneto (o...
R$ 37,50
Documentos oficiais - Formação de professo...
André Luiz Baptista Martins, Ernesto Sérgio Bertoldo, J...
R$ 39,64
A formação de professores de línguas e o P...
Kleber Aparecido da Silva, Helenice Joviano Roque-Faria...
R$ 92,00
Formação e atuação do professor de língua ...
Maria Lúcia M. Carvalho Vasconcelos (org.)
R$ 57,00
Descrição
Este livro é fruto de uma investigação valiosa para a contemporaneidade que demanda uma formação de professores de língua inglesa como língua estrangeira/adicional sensivelmente atualizada. Nesse sentido, o livro destaca a ética da compreensão das relações de poder/saber (FOUCAULT, 1997) que muito contribuiu para uma revisão das ontologias-epistemologias-metodologias hegemônicas vigentes não somente na Linguística Aplicada, mas também nas outras áreas do conhecimento que conversam com a mesma. Mas, o aspecto inestimável deste trabalho é a capacidade da pesquisadora de fazer dessa compreensão uma possibilidade para desenvolver interações com as professoras de língua inglesa e autocriticamente reavaliar suas convicções teórico-práticas. Sua própria construção de escrita apresenta mudanças de atitude na relação pesquisadora e participantes da pesquisa. Ou seja, essa escrita traz para o palco as intersubjetividades e posicionamentos em relação à convivência com as
práticas por meio da língua inglesa de forma honesta e respeitosa, uma característica importante no jogo dos conflitos inerentes ao processo de formação de professores.
A autora problematiza os conflitos vivenciados pelas participantes ao mesmo tempo em que repensa suas escolhas discursivas e transculturais no que tange aos diálogos, materiais, aos procedimentos e às reconstruções identitárias nas atividades propostas com embasamento da perspectiva crítica de língua/linguagem, poder, conhecimento e agência. Ao fazer isso, novas problematizações são geradas, pois não basta reconhecer a sala de aula como um espaço social e cultural; é preciso romper com a dicotomia entre o social e psicológico, pois essa dicotomia obscurece a relação existente entre o social cultural e o político, a qual está intimamente ligada às questões de identidade, subjetividade e diferença. (p. 98)
Outra inovação é a natureza colaborativa da pesquisa incluindo o fato de que a escrita é devolvida às professoras para que elas entendam a apreensão da pesquisadora sobre o processo e tenham a oportunidade de inserir suas visões e de rever seus contextos socioculturais. Assim, as protagonistas avançam e retomam, desconstroem e reconstroem sentidos em várias direções. Entendo que a criatividade e ética desse gesto promove espaço para engajamento e coautoria com uso de inglês em suas diversas modalidades ressignificando a experiência diária das participantes e da pesquisadora, ?de uma perspectiva local? (p. 108). Este livro interessa aos educadores, professores de línguas/linguagens, pesquisadores de letramentos, desenhistas de currículos e de políticas linguísticas e àqueles que contam com um futuro promissor no âmbito das humanidades. Eis uma obra que dificilmente terá prazo de
validade.
Nara HirokoTakaki
Docente de Letras da UFMS
Posição #10251 na lista de mais vendidos da Livraria 30porcento.
A 30PorCento é uma livraria virtual cuja missão principal é potencializar, através dos livros, a renovação do pensamento crítico brasileiro. Oferecemos livros com desconto em todo nosso catálogo.
Frete: antes de fechar sua compra você poderá optar por dois tipos de envio conforme calculado por nosso sistema de delivery. As opções são frete Econômico, que lhe garante o preço mais baixo de envio, ou o frete Expresso, que chega até você da forma mais rápida possível. Nossos métodos de envio incluem transportadoras privadas, motoboys ou os Correios.
Política de troca e devolução: produtos vendidos e enviados pela Livraria 30porcento podem ser devolvidos em até 30 dias após o recebimento do pedido. Para receber o reembolso total, os produtos devolvidos devem estar em condições de novo. Produtos com defeito podem ser devolvidos no prazo de garantia legal solicitados por email em até 30 dias.