A alfabetização de idosos: um tema urgente no Brasil, livro de

A alfabetização de idosos: um tema urgente no Brasil

editora: PARÁBOLA
Como se enquadra o aluno idoso na EJA? Se a partir dos 45 anos, o “trabalho por conta própria” acaba sendo a opção para o trabalhador no Brasil, caberia a recomendação de uma articulação preferencial com a educação profissional em relação à terceira idade? O aluno idoso quer estar na escola, mas a escola parece não fazer muita questão de sua presença. Onde estão as classes (de alfabetização ou outras) “especiais para idosos” com “conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna”? A escola não está preparada para receb... [Leia mais]
Descrição
Como se enquadra o aluno idoso na EJA? Se a partir dos 45 anos, o “trabalho por conta própria” acaba sendo a opção para o trabalhador no Brasil, caberia a recomendação de uma articulação preferencial com a educação profissional em relação à terceira idade? O aluno idoso quer estar na escola, mas a escola parece não fazer muita questão de sua presença. Onde estão as classes (de alfabetização ou outras) “especiais para idosos” com “conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna”? A escola não está preparada para recebê-lo, os professores também não receberam formação na faculdade para lidar com essa população e, à medida que a EJA se torna um lugar para mais jovens, a violência contra esse indivíduo cresce também no espaço educacional. Por que a urgência de dar a público esse tema? Para tentar retirar as “amarras invisíveis” que dificultam o cotidiano dos idosos que reconhecem sua necessidade de acesso ao ensino fundamental e resistem à perda de autonomia.

Dados Técnicos
Peso: 205g
ISBN: 9786588519868