Sequências didáticas na escola e na universidade. Planejamento, práticas e reflexões sobre o ensino de gêneros textuais, livro de Ermelinda Barricelli, Geam Karlo-Gomes, Joaquim Dolz

Sequências didáticas na escola e na universidade. Planejamento, práticas e reflexões sobre o ensino de gêneros textuais

Neste segundo volume da Série Escola e Universidade, os textos sistematizam conceitos mobilizados no estudo, destacando o uso de bibliografia tanto internacional, em especial, suíça, assim como a abundante recorrência de estudos brasileiros [...] Os textos abordam propostas de protótipos de sequências didáticas, relatos de implementação de sequências didáticas, análise de material apontando a possibilidade de aproximação com a SD, uso da SD voltada ao letramento acadêmico no ensino superior, aplicação da SD em ambiente virtual, resultados relativos ao desenvolvimento de capacidades de lingu... [Leia mais]
Descrição
Neste segundo volume da Série Escola e Universidade, os textos sistematizam conceitos mobilizados no estudo, destacando o uso de bibliografia tanto internacional, em especial, suíça, assim como a abundante recorrência de estudos brasileiros [...] Os textos abordam propostas de protótipos de sequências didáticas, relatos de implementação de sequências didáticas, análise de material apontando a possibilidade de aproximação com a SD, uso da SD voltada ao letramento acadêmico no ensino superior, aplicação da SD em ambiente virtual, resultados relativos ao desenvolvimento de capacidades de linguagem por alunos da graduação e resultados advindos do ensino de produção textual escrita com o uso de SD. [...] Enfim, estudos com o objetivo de consolidar a sequência didática como um eixo central de uma pedagogia inovadora para os mais diferentes contextos educacionais.
Escrito a partir de diferentes olhares, fruto de múltiplas experiências didáticas de distintas regiões do Brasil e do exterior, mas com a mesma inspiração: as sequências didáticas oriundas dos estudos genebrinos esta obra reúne uma variedade de práticas de linguagem, percursos, estratégias e vertentes teóricas adotada por professores pesquisadores de diferentes níveis de ensino que compõem esta obra: educação básica, ensino superior (graduação e pós-graduação), como também, os que atuam na formação continuada de professores. Eis o resultado de uma crescente adesão a este procedimento – as sequências didáticas – favorável ao desenvolvimento das práticas de linguagem, que se materializam em gêneros textuais.

Dados Técnicos
Páginas: 324
Peso: 453g
ISBN: 9786586089325