Leitura: história e provocações sob múltiplos olhares, livro de Antonio Freitas, Marinaide Freitas, Nadja Naira Ribeiro (orgs.)

Leitura: história e provocações sob múltiplos olhares

O surgimento deste livro foi motivado a partir do Observatório Alagoano de Leitura em Educação de Jovens e Adultos, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a partir de 2011, e implantado no Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Alfabetização (Nepeal), do Centro de Educação (Cedu), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As suas páginas são um convite ao debate por meio do diálogo entre autores, autoras, leitores, neoleitores, leitoras e neoleitoras, no sentido de construir possibilidades de contribuições significativas entre todas as pe... [Leia mais]
R$ 55,00
preço de capa: R$ 68,00
economia de: R$ 13,00 (19%)
Frete Grátis
para pedidos acima de R$99,00 ou frete fixo de R$6,90 para todo o Brasil.
Parcele
sua compra em 3x de R$18,33 sem juros.
Apenas 4 em estoque.
Descrição
O surgimento deste livro foi motivado a partir do Observatório Alagoano de Leitura em Educação de Jovens e Adultos, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a partir de 2011, e implantado no Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Alfabetização (Nepeal), do Centro de Educação (Cedu), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As suas páginas são um convite ao debate por meio do diálogo entre autores, autoras, leitores, neoleitores, leitoras e neoleitoras, no sentido de construir possibilidades de contribuições significativas entre todas as pessoas que se dedicam ao ensino e pesquisa sobre leitura. Tanto no âmbito da educação básica ou em nível universitário, não temos a pretensão de trazer receitas e sim propor provocações e novos olhares enriquecedores que devem ser ressignificados no processo de ação-reflexão-ação sobre o ato de ler. Este livro focaliza-se numa das dimensões essenciais para a promoção do alfabetismo - o ensino e as práticas da leitura na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os autores presentes neste livro trazem múltiplos olhares e sentidos de pesquisas sobre a formação de leitores no processo de alfabetização de jovens e adultos. Alguns dos processos investigativos nos oferecem a análise de como se desenvolvem o ensino e as práticas de leitura na sala de aula assentes numa práxis teórico-metodológica colaborativa, que promove uma formação dos sujeitos que fazem parte das investigações. Em outros surgem narrativas de alfabetização dos sujeitos da educação de Jovens e Adultos, o Ensino da leitura, a relação com os saberes na escolarização, a identidade e ação leitora. Nas temáticas e problemáticas propostas no livro não se negligencia as subjetividades e complexidade dos contextos e dos sujeitos em ação. É dentro deste quadro que emerge a urgência de reflexão-ação/ação-reflexão, no sentido de alterar, reconfigurar, ressignificar e mudar as práticas, neste caso específico as práticas de leitura. Ou seja, é no contexto com os sujeitos e não para o contexto e para os sujeitos que dever-se-á construir e desenvolver processos de mudança. É neste campo que esta obra é também um excelente contributo para a tomada de consciência que professores, alunos e escolas têm uma cultura que não pode ser ignorada e é dentro dessas culturas que os sujeitos se identificam e têm a possibilidade de mudança e emancipação.

Dados Técnicos
Páginas: 196
Peso: 242g
ISBN: 9786586089035