Ensino de língua portuguesa: teorias, metodologias e práticas no Profletras , livro de Alessandra Castilho da Costa, Glícia Azevedo Tinoco, Maria da Penha Casado Alves, Maria das Graças Soares Rodrigues

Ensino de língua portuguesa: teorias, metodologias e práticas no Profletras

editora: PONTES
Este volume dedica-se à apresentação e discussão de resultados de pesquisas desenvolvidas na Unidade Natal do PROFLETRAS e, com isso, busca oferecer referências quanto ao tratamento teórico-metodológico dos dados gerados em sala de aula, bem como subsídios para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e intervenção na pós-graduação. As contribuições estão orientadas por três grandes eixos temáticos, assim distribuídos: a Parte I, reúne estudos que trazem orientações para o tratamento didático das complexas relações entre oralidade e variação linguística. Entre os pressupostos partilh... [Leia mais]
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Descrição
Este volume dedica-se à apresentação e discussão de resultados de pesquisas desenvolvidas na Unidade Natal do PROFLETRAS e, com isso, busca oferecer referências quanto ao tratamento teórico-metodológico dos dados gerados em sala de aula, bem como subsídios para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e intervenção na pós-graduação. As contribuições estão orientadas por três grandes eixos temáticos, assim distribuídos: a Parte I, reúne estudos que trazem orientações para o tratamento didático das complexas relações entre oralidade e variação linguística. Entre os pressupostos partilhados por essas contribuições, destacam-se, de um lado, a concepção de que diferentes usos linguísticos colocam em funcionamento diferentes variedades linguísticas e, de outro, o reforço do papel da escola no enfrentamento ao preconceito linguístico e no estímulo à apropriação, por parte dos alunos, de variados registros da língua; a Parte II constitui-se por um grupo de contribuições que argumentam sobre o direito à literatura, fundamentando-se na crítica literária desenvolvida por Antônio Cândido (1995) e desenvolvem projetos de intervenção sobre essa temática para o Ensino Fundamental; por fim, a Parte III traz contribuições que buscam promover o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos do Ensino Fundamental, no sentido de que, ao dialogarem com o outro, sejam capazes de reconhecer e mobilizar, adequadamente, diferentes discursos, vozes e posicionamentos. Em suma, as investigações e proposições constantes deste volume abordam aspectos centrais para a compreensão e a resolução de variados desafios a serem enfrentados no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica.

Dados Técnicos
Páginas: 266
Peso: 412g
ISBN: 9786556371306