Violência nas Escolas, livro de Helio Iveson Passos Medrado e Outros

Violência nas Escolas

editora: MINELLI
Tragédias e fatalidades são atribuições do senso comum para compreensão da realidade das violências nas escolas. Questão vasta! Optamos por estudá-la a partir de investigações interdisciplinares, examinando o poder e o disciplinamento nas instituições escolares de Sorocaba. A abordagem realiza recortes atuais sobre ações que definem a dimensão do político, do ato de decifrar, interpretar e controlar fenômenos da violência urbana. Produzimos saberes que permitem um fazer comtemporâneo que podemos chamar de negociação com as violências nas instituições escolares. O Brasil não possui tradição... [Leia mais]
Descrição
Tragédias e fatalidades são atribuições do senso comum para compreensão da realidade das violências nas escolas. Questão vasta! Optamos por estudá-la a partir de investigações interdisciplinares, examinando o poder e o disciplinamento nas instituições escolares de Sorocaba. A abordagem realiza recortes atuais sobre ações que definem a dimensão do político, do ato de decifrar, interpretar e controlar fenômenos da violência urbana. Produzimos saberes que permitem um fazer comtemporâneo que podemos chamar de negociação com as violências nas instituições escolares. O Brasil não possui tradição em negociar com as ações consideradas nefastas. Políticas públicas e instituições insistem nas diferentes estratégias de eliminação dos problemas, a "cura" pela assepsia social, a extirpação pura e simples dos "problemas". São os corretivos violentos que conhecemos. A negociação implica no reconhecimento das forças e seu agentes. Nesta concepção, deslocamos o conflito genérico para pontos de estrangulamentos antagônicos entre escola/instituição e indivíduo/sociedades (Tocqueville, 1981). Perspectivas abertas que instituições brasileiras negligenciam. Resultados preliminares das pesquisa são incorporados a docência das disciplinas do Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba. A radiografia do contexto suscitou a aproximação de outras áreas do conhecimento, com pesquisas interdisciplinares agregadas: Sorocaba: da História à Modernidade (Serviço Social); Discriminação e Violência (Pedagogia); Graffitis: A Procura de Espaços Sorocabanos ou Terras Rabiscadas (Pedagogia); Privação Afetiva: Implicações na Escola (Psicologia); Inter-relação das Drogas com a Violência nas Escolas (Farmácia); A Linguagem Corporal: Formas Negociadas Contra Agressões do Meio (Educação Física). A novidade está no olhar interdisci-plinar sobre a violência e destacamos nos textos, temas que se agregam ao percurso histórico do país. Desde o início tratamos que não existe uma " violência", mas um conjunto de violências que precisam ser contextualizadas e desafiadas. Deixamos a outros o sabor novo. Aqui o leitor não encontrará a derradeira estratégia de se combater as violências, posto que fazem parte de cotidianos que carecem de ética e tolerância.

Dados Técnicos
Páginas: 319
Peso: 550g
ISBN: 9780005291245