Ideias e práticas políticas no Império Português (séculoss XVI a XIX), livro de Maria Fernanda Bicalho, Vera Lúcia Amaral Ferlini (Orgs.)

Ideias e práticas políticas no Império Português (séculoss XVI a XIX)

editora: ALAMEDA
assunto:
Este livro se propõe a discutir as redes de poder, parentesco, clientela e negócios que deram vida e dinâmica ao império português. As reflexões desenvolvidas aqui partem da certeza de que a história do período colonial ocupa posição central na reflexão sobre o Brasil e, assim, buscam analisar os vários níveis da administração imperial e local, as biografias de seus agentes e governantes, as representações, os discursos políticos e as trajetórias sociais que conferiram materialidade e governabilidade ao império português e ao Brasil independente. Em comum, possuem a valorização de caracterí... [Leia mais]
Descrição
Este livro se propõe a discutir as redes de poder, parentesco, clientela e negócios que deram vida e dinâmica ao império português. As reflexões desenvolvidas aqui partem da certeza de que a história do período colonial ocupa posição central na reflexão sobre o Brasil e, assim, buscam analisar os vários níveis da administração imperial e local, as biografias de seus agentes e governantes, as representações, os discursos políticos e as trajetórias sociais que conferiram materialidade e governabilidade ao império português e ao Brasil independente. Em comum, possuem a valorização de características essenciais das sociedades ibéricas nos Tempos Modernos, sem nunca perder de vista a profunda singularidade da sociedade americana nos trópicos, marcada inexoravelmente pelo escravismo colonial.

O livro foi organizado em cinco partes, formando um todo que abarca diferentes perspectivas de análise. Os capítulos da primeira parte, intitulada Perspectivas Historiográficas, Elites e Governo do Império, discutem novas abordagens das relações de poder no império português e no mundo colonial. Neles, os nexos das políticas metropolitanas e das dinâmicas coloniais são enfatizados, fazendo com que a dualidade Brasil-Portugal, que orientou boa parte de nossa produção historiográfica, assuma outras dimensões, ao conectar-se com as demais regiões do ultramar lusitano.

Trajetórias Administrativas, Redes Mercantis e Conexões Imperiais, a segunda parte do volume, trata das redes de negócios, interesses, clientelas e parentesco que se forjaram, conectando diferentes domínios territoriais e distintos segmentos sociais ao longo do espaço-tempo imperial lusitano. Tais redes envolviam os mais diversos agentes: casas aristocráticas do reino, letrados e intelectuais da monarquia, oficiais de justiça, fazenda e guerra, negociantes e colonos principais da terra.

Já a terceira parte, Política, Letras e Razão de Estado, analisa os discursos, as práticas e as representações da sociedade e do poder na Europa e no Brasil, desde o século XVI, enquanto a quarta parte, Poderes Locais, Governança da Terra e Fronteiras do Império, desvenda, ao longo do século XVIII, a multiplicidade de estratégias de afirmação das elites coloniais e de exercício do poder, ou de poderes locais, em diferentes regiões da América portuguesa. Os capítulos da quinta e última parte, Idéias, Práticas Políticas e Movimentos de Contestação, incidem sobre diferentes movimentos de contestação, baseados em distintas concepções e estratégias políticas, protagonizados por segmentos sociais igualmente diferenciados.

Sobre as organizadoras

Maria Fernanda Bicalho é professora da Universidade Federal Fluminense e autora de A cidade e o império. Vera Lúcia Amaral Ferlini é professora do Departamento de História da Universidade de São Paulo, coordenadora da Cátedra Jaime Cortesão e autora de Terra, trabalho e poder e Civilização do açúcar.

Dados Técnicos
Peso: 651g
ISBN: 8598325163