China para Hipocondríacos, livro de José Ovejero

China para Hipocondríacos

editora: BARCAROLLA
assunto:
A China é uma ilha de curiosidades cercada por um muro de mistério. “China para hipocondríacos – uma aventura de Nanquim a Kunming” é quase um romance, no qual o personagem principal é o autor e narrador desta aventura para desvendar o país de norte a sul. Historiador, geógrafo e literato, José Ovejero soube combinar suas habilidades para conduzir o leitor pelas contradições chinesas, cristalizadas ao longo de uma história ancestral que passou por dinastias, invasões, pelo comunismo e agora procura conviver com o capitalismo. A partir de fatos e personagens do cotidiano, Ovejer... [Leia mais]
Descrição
A China é uma ilha de curiosidades cercada por um muro de mistério. “China para hipocondríacos – uma aventura de Nanquim a Kunming” é quase um romance, no qual o personagem principal é o autor e narrador desta aventura para desvendar o país de norte a sul. Historiador, geógrafo e literato, José Ovejero soube combinar suas habilidades para conduzir o leitor pelas contradições chinesas, cristalizadas ao longo de uma história ancestral que passou por dinastias, invasões, pelo comunismo e agora procura conviver com o capitalismo. A partir de fatos e personagens do cotidiano, Ovejero aponta caminhos para explicar ao mundo a indecifrável e surpreendente personalidade do povo chinês.

Ganhador do Premio Grandes Viajeros, este livro começa com a tentativa do autor de derrubar a barreira do idioma num curso para estrangeiros na Universidade de Nanquim e depois, seduzido por lugares remotos, avança sobre rincões nada turísticos, com deliciosas histórias sobre a culinária e o comportamento chinês, desde o tumulto diário às portas de metrôs e trens até a relação com a sexualidade e o incrível desequilíbrio demográfico entre homens e mulheres. Em cidades dificilmente visitadas por turistas, o aguardavam muitos episódios fantásticos e descobertas fascinantes, repletas de surpresas – como o temperamento curioso das pessoas, apesar dos limites impostos por um regime político autoritário e intervencionista.

Da hipocondria do autor, apenas o bom-humor e os efeitos colaterais de remédios que adicionou à bagagem contra males que ainda assustam turistas e executivos, como a malária. Ovejero tem um olhar diferenciado da paisagem de 9,5 milhões de quilômetros do território chinês, dos hábitos de seus 1, 3 bilhão de habitantes e da tradição milenar de 7 mil anos. Consegue ao mesmo tempo escrever uma excelente reportagem sobre o país e, em alguns momentos, resgatar a história chinesa a partir de seus encontros com personagens e lugares.

Sobre o autor

José Ovejero nasceu em Madrid há 46 anos, viveu muito tempo na Alemanha e hoje mora em Bruxelas. Formado em Geografia e História, atualmente colabora com jornais e revistas, além de manter ampla atividade literária. Escreveu nove livros e este é o primeiro publicado no Brasil. Em 1993, recebeu o Premio de Poesía Ciudad de Irún com Biografia del explorador. Escreveu ainda Cuentos para salvarmos todos (1996) e o romance histórico Añoranza del héroe (1997), muito elogiado pela crítica espanhola.

Dados Técnicos
Peso: 360g
ISBN: 8598233048