Psicologia e Fenomenologia: Reflexos e Perspectivas, livro de Maria Alves de Toledo Bruns e Adriano Furtado Holanda (orgs.)

Psicologia e Fenomenologia: Reflexos e Perspectivas

editora: ALÍNEA
assunto:
São poucos aqueles que desafiam o embate dos diferentes entendimentos sobre o que é fenomenologia e ousam referir-se a esse termo complexo e polêmico. Este livro é um esforço para encontrar no movimento fenomenológico recursos instrumentais e éticos para o estudo rigoroso da nossa inserção no cotidiano. Esse cotidiano requer um mundo que serve de habitação e sustento para um corpo que se faz sujeito na relação com outros corpos sujeitos. Dessa relação, vem o desafio de dominar o mundo (por isso, a ciência e a tecnologia), mas sem aniquilá-lo (por isso, a ecologia), e de conviver com o outr... [Leia mais]
Descrição
São poucos aqueles que desafiam o embate dos diferentes entendimentos sobre o que é fenomenologia e ousam referir-se a esse termo complexo e polêmico. Este livro é um esforço para encontrar no movimento fenomenológico recursos instrumentais e éticos para o estudo rigoroso da nossa inserção no cotidiano. Esse cotidiano requer um mundo que serve de habitação e sustento para um corpo que se faz sujeito na relação com outros corpos sujeitos. Dessa relação, vem o desafio de dominar o mundo (por isso, a ciência e a tecnologia), mas sem aniquilá-lo (por isso, a ecologia), e de conviver com o outro sem explorá-lo, mas também sem se deixar explorar (por isso, a ética). Essa preocupação dá ao pesquisador fenomenológico uma posição privilegiada para lidar com a positividade sem ser positivista e para recorrer aos recursos da intuição sem ser necessariamente um romântico. Requer ainda um forte senso de observação empírica e uma desconfiança permanente de suas crenças e teses. No entanto, são esses cuidados que fazem do pensar fenomenológico um recurso para a criatividade e a redefinição de nossas relações com o cotidiano.

Dados Técnicos
Peso: 255g
ISBN: 8575160613