Socratismo e cristianismo em Kierkgaard - o escândalo e a loucura, livro de Marcio Gimenes de Paula

Socratismo e cristianismo em Kierkgaard - o escândalo e a loucura

editora: ANNABLUME
assunto:
A verdade existe em Deus, ou encontra-se desde sempre presente no homem? Há séculos a história da filosofia estabelece uma comparação entre duas notáveis figuras da história humana: Sócrates e Cristo, pois existem algumas semelhanças entre eles, como o fato de não terem deixado nada escrito, mas terem sido interpretados e transmitidos por terceiros - Sócrates, por Xenofonte, Platão e Aristófanes, entre outros, e Cristo, pelos evangelhos. Para Kierkgaard, filósofo dinamarquês, a semelhança reside na dissemelhança: Sócrates é irônico e juiz dos homens e Cristo é salvador, carregando sobre si ... [Leia mais]
Descrição
A verdade existe em Deus, ou encontra-se desde sempre presente no homem? Há séculos a história da filosofia estabelece uma comparação entre duas notáveis figuras da história humana: Sócrates e Cristo, pois existem algumas semelhanças entre eles, como o fato de não terem deixado nada escrito, mas terem sido interpretados e transmitidos por terceiros - Sócrates, por Xenofonte, Platão e Aristófanes, entre outros, e Cristo, pelos evangelhos. Para Kierkgaard, filósofo dinamarquês, a semelhança reside na dissemelhança: Sócrates é irônico e juiz dos homens e Cristo é salvador, carregando sobre si todos os erros da humanidade.

Neste livro, o Márcio Gimenes de Paula nos apresenta as leituras que o filósofo dinamarquês fez de Sócrates e sua posterior comparação com a figura de Cristo. É um livro indispensável para aqueles que se dedicam aos estudos kierkegaardianos, bem como aos que se interessam pela formação do homem ocidental.

Dados Técnicos
Peso: 452g
ISBN: 8574191930