Construindo pontes entre a ciência e a religião, livro de Ted Peters, Gaymon Bennett (Orgs.)

Construindo pontes entre a ciência e a religião

editora: UNESP
Coleção de ensaios que retratam o "novo diálogo entre ciência e religião" reunidos, representando algo pioneiro: acrescentando uma preocupação didática à profundidade na apresentação. Obra cujo objetivo é construir pontes entre a religião e a ciência, reúne autores de várias religiões, culturas, contextos científicos e geográficos engajados em construir tais pontes com mútuo enriquecimento. Fruto de anos de um esforço concentrado, conduzido por centenas de pessoas ao redor do mundo (inclusive América Latina), de um trabalho interdisciplinar tanto no seio de universidades e semin... [Leia mais]
Descrição
Coleção de ensaios que retratam o "novo diálogo entre ciência e religião" reunidos, representando algo pioneiro: acrescentando uma preocupação didática à profundidade na apresentação. Obra cujo objetivo é construir pontes entre a religião e a ciência, reúne autores de várias religiões, culturas, contextos científicos e geográficos engajados em construir tais pontes com mútuo enriquecimento. Fruto de anos de um esforço concentrado, conduzido por centenas de pessoas ao redor do mundo (inclusive América Latina), de um trabalho interdisciplinar tanto no seio de universidades e seminários como também de paróquias, escolas e outros fóruns públicos. (Co-edição: Edições Loyola)

A presente obra, cujo objetivo é construir pontes entre a religião e a ciência, reúne autores de várias religiões, culturas, contextos científicos e geográficos engajados em construir tais pontes com mútuo enriquecimento. O livro se abre com dois prefácios e uma introdução, que contam um pouco da longa história que levou a esta publicação. O prefácio a esta edição é escrito pela Profª Eliane de Azevedo, insigne médica, pesquisadora e bioeticista brasileira, que conhece bem os dois lados do diálogo em nosso contexto. A primeira parte apresenta alguns pressupostos metodológicos, talvez pouco conhecidos do público brasileiro, que permitem uma aproximação das abordagens científica e religiosa do real; numa crítica à posição mais comum de um realismo crítico, um capítulo apresenta a novidade de uma postura epistemológica baseada na filosofia da ciência pós-moderna. A Segunda parte descreve os desafios que se apresentam à teologia e à ética por algumas ciências de ponta, como genética, neurociência e biologia evolutiva; um capítulo toca no delicado tema da ação de Deus na natureza, com suas conseqüências sobre a compreensão de tempo, eternidade, divina providência, teologia da criação, redenção, escatologia. Finalmente, a terceira parte oferece respostas religiosas - dos contextos islâmico, judaico, hindu, ortodoxo, católico e budista - a esses desafios, como exemplos da possibilidade de se evitar o etnocentrismo e a dominância ocidental; um brasileiro, o Prof. Eduardo R. Cruz, situa a questão antropológica no horizonte do Terceiro Mundo, e um trabalho sistemático relaciona cosmologia, evolução e biotecnologia. Textos claros, didáticos e sintéticos apresentam uma visão atualizada de cada tema, situando o leitor na gama de posições referentes a assuntos tão polêmicos.

Dados Técnicos
Peso: 452g
ISBN: 9788515027248