A parte maldita - Precedida de "A noção de dispêndio", livro de Georges Bataille

A parte maldita - Precedida de "A noção de dispêndio"

editora: AUTENTICA
assunto:
Devemos ao pensador Georges Bataille a afirmação do caráter secundário da produção e da aquisição em relação ao dispêndio, que se mostrou uma das mais importantes reflexões do século XX sobre o homem e sobre sua presença no mundo. Para Bataille, o excesso em nossa sociedade faz parte da própria efervescência da vida gerada por um movimento de energia presente em todas as épocas e culturas. É a chamada “parte maldita”. De acordo com o filósofo, grande número de fenômenos sociais, políticos, econômicos e estéticos, como o luxo, os jogos, os espetáculos, os cultos, a atividade sexual desviada ... [Leia mais]
Descrição
Devemos ao pensador Georges Bataille a afirmação do caráter secundário da produção e da aquisição em relação ao dispêndio, que se mostrou uma das mais importantes reflexões do século XX sobre o homem e sobre sua presença no mundo. Para Bataille, o excesso em nossa sociedade faz parte da própria efervescência da vida gerada por um movimento de energia presente em todas as épocas e culturas. É a chamada “parte maldita”. De acordo com o filósofo, grande número de fenômenos sociais, políticos, econômicos e estéticos, como o luxo, os jogos, os espetáculos, os cultos, a atividade sexual desviada da finalidade natural, as artes, a poesia no sentido estrito do termo são diferentes manifestações do dispêndio improdutivo. E para analisar os mecanismos sociais que motivam esse comportamento social e tentar explicar o excesso, em todo tipo de evento ou fenômeno social, como a origem dos problemas da sociedade moderna, escreveu A parte maldita, lançamento da Autêntica Editora pela Coleção Filô, que inaugura a série FilôBataille.

O livro de Bataille vem precedido pelo texto A noção de dispêndio, onde o autor utiliza-se de sua experiência como pai, mencionando o comportamento exagerado e ávido por gastos do próprio filho. Segundo Bataille, qualquer tipo de fenômeno social, de maneira geral, e estético, representa um gasto desnecessário que conduz ao exagero e consequentemente, a uma perda constante, gerando um ciclo ininterrupto e improdutivo do ponto de vista social e intelectual. O ensaio mescla o relato pessoal do autor com o que ele vê externamente, colocando de forma mais próxima aquilo que sistematiza em seu livro.

A parte maldita permite de forma mais lógica e encadeada a análise dos pilares da sociedade moderna e de seu modelo de consumo. Bataille tenta construir uma exposição sistemática de sua visão do mundo: filosofia da natureza, filosofia do homem, filosofia da economia, filosofia da história. Para tanto, reflete e questiona os rumos da humanidade e sua conduta perante seus anseios.

Escritor francês nascido em Billom, Georges Bataille produziu uma extensa obra que transita por vários domínios – literatura, filosofia, antropologia, economia, sociologia, história da arte. O erotismo, a transgressão e o sagrado foram os temas mais frequentemente abordados pelo pensador. Entre seus livros mais conhecidos estão O erotismo, A literatura e o mal e a Experiência interior.



Dados Técnicos
Páginas: 168
Peso: 310g
ISBN: 9788582170489