A constituição social do desenho da criança, livro de Silvia Maria Cintra da Silva

A constituição social do desenho da criança

assunto:
Esta obra é um estudo sobre o desenho de crianças pré-escolares de três a cinco anos. Sua grande contribuição é que, ao contrário da maioria dos estudos sobre este tema, preocupados em apontar e categorizar características dos desenhos produzidos por crianças de diferentes idades – a autora privilegia o processo de produção gráfica, em especial algumas das condições sociais que contribuem para a constituição do desenho infantil. Utilizando-se de uma abordagem histórico-cultural, analisa as relações entre fala e desenho, o modo como as crianças exploram e utilizam os materiais escolhidos par... [Leia mais]
R$ 34,00
preço de capa: R$ 42,00
economia de: R$ 8,00 (19%)
Frete Grátis
para pedidos acima de R$99,00 ou frete fixo de R$6,90 para todo o Brasil.
Parcele
sua compra em 3x de R$11,33 sem juros.
Apenas 1 em estoque.
Descrição
Esta obra é um estudo sobre o desenho de crianças pré-escolares de três a cinco anos. Sua grande contribuição é que, ao contrário da maioria dos estudos sobre este tema, preocupados em apontar e categorizar características dos desenhos produzidos por crianças de diferentes idades – a autora privilegia o processo de produção gráfica, em especial algumas das condições sociais que contribuem para a constituição do desenho infantil. Utilizando-se de uma abordagem histórico-cultural, analisa as relações entre fala e desenho, o modo como as crianças exploram e utilizam os materiais escolhidos para desenhar, e ainda, as interações entre as crianças e entre estas e suas professoras. A pesquisa explicita como essas interações medeiam a produção dos desenhos, configurando o desenho da criança como uma atividade socialmente constituída e mediada pela linguagem.

A obra é referência fundamental não apenas para os estudiosos do desenho de crianças, como também para as professoras ou professores da educação infantil, pois o texto nos mostra como o ato de desenhar promove desenvolvimento e aprendizagem afetiva, social, cognitiva e motora. Mais importante, ainda, é que o livro pode contribuir para questionarmos acerca da propriedade e da efetividade de algumas concepções e práticas docentes referentes às atividades gráficas da criança, observadas em grande parte das classes de educação infantil.

Sobre a autora

Silvia Maria Cintra da Silva é professora efetiva da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desde outubro de 1994, e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Ensino das Artes (Laborarte) da Faculdade de Educação da Unicamp. Formada em Psicologia pela PUC Campinas, obteve os títulos de Mestre em Educação, área de concentração Psicologia Educacional e de Doutora em Educação, na área Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, ambos pela Unicamp. É autora de vários artigos, publicados em periódicos especializados de psicologia e de educação, e co-autora do capítulo “‘Faz o chão pra ela não ficar voando’: o desenho na sala de aula”, no livro O ensino das artes: construindo caminhos (Papirus, 2001).

Dados Técnicos
Peso: 350g
ISBN: 9788575910030