história

Temível pirata

11 abril, 2014 | Por Isabela Gaglianone

Khair ed-Din (1470-1546), cujo nome significa “protetor da fé”, de cabelo e barba ruivos passou a ser conhecido e temido em todo o Mediterrâneo como Babarossa, o pirata. Escrito por Ernle Bradford, este volume é um interessante estudo histórico desvendando essa figura mítica e extraordinária, a própria personificação do que viria a ser eternizado como a temível figura do pirata.

Barbarossa começou sua vida náutica – e carreira de corsário – sob o comando de irmão mais velho Aruj. Suas galés e galeotas, no início do século XVI, saquearam inúmeras embarcações e cidades europeias, abastecendo o mercado de Argel com riquezas e escravos cristãos. Em terra, impuseram-se como bravos guerreiros e assim estabeleceram as fronteiras do Reino de Argel, do qual se tornaram senhores, anexando-o ao Império Otomano. Não somente enquanto corsário, contudo, Khair-ed-Din era conhecido; sua reputação tornou-o uma das personagens mais importantes da história do império turco: além de herói nacional, Barbarossa era um homem extremamente culto e conversava em pelo menos seis línguas.

O sultão Solimão, o Magnífico, nomeou-o capitão-paxá da marinha otomana em 1533, dando-lhe a missão de reorganizar e comandar toda a marinha turca. Em setembro de 1538, Barbarossa derrotou uma combinação de esquadras de Veneza, Gênova e do papa, comandadas por Andrea Doria, nas ilhas Jônicas, perto de Preveza. Isso deu aos turcos o controle do Mediterrâneo durante os trinta anos posteriores, permitindo que as forças de Solimão expandissem as fronteiras do Império Otomano do Danúbio ao Nilo e da Pérsia a Argel. O Reino de Argel, fundado por Barbarossa, posteriormente tornou-se a Argélia.

Traduzido no Brasil por Adriana de Oliveira, Barbarossa vem lançado pela editora Grua. O autor, Ernle Bradford, foi um historiador inglês especializado no mundo mediterrâneo e em assuntos navais. Ele mesmo foi um entusiasmado marujo, passou quase trinta anos velejando o mar Mediterrâneo.

 

A editora disponibiliza o prefácio, escrito por John Freely – autor de O grande turco, publicado também pela Grua.

 

 

BARBAROSSA, O almirante do sultão – pirata e construtor de um império

Autor: Ernle Bradford
Editora: Grua
Preço: R$ 34,65 (224 págs.)

 

 

 

Send to Kindle

Comentários