fotografia

Nem tão silencioso

28 agosto, 2014 | Por Isabela Gaglianone

Miguel Rio BRanco, fotografia de Silent Book

Miguel Rio Branco é um dos principais fotógrafos brasileiros. Ex-fotógrafo da Agência Magnum, já teve seu trabalho contemplado por importantes prêmios internacionais. Boa parte de seus livros, infelizmente no Brasil encontram-se esgotados. A CosacNaify lançou em 2012 uma segunda edição de Silent Book, com textos apenas em inglês.

Neste livro, o fotógrafo constrói um retrato marcante da latinidade, compondo um painel um tanto barroco e dramático, enquadrando objetos arruinados, circos pobres, prostíbulos baratos e academias de boxe. As imagens expõem a vida urbana com um lirismo complexo, contrapondo a violência à delicadeza.

A diagramação do livro, com todas as fotos sangradas, causa uma impressão impactante, que, aliada às fotos, bastante saturadas, cria uma atmosfera ruidosa e agressiva. Miguel Rio Branco capta fragmentos de dignidade nas situações cotidianas, em ambientes cercados pela violência e pela solidão.

Segundo a leitura de Lívia Afonso de Aquino, doutora em artes pela UNICAMP, em artigo, a obra de Miguel Rio Branco pode ser entendida por meio “da noção de imagem-poema”: imagens, como metáforas visuais, as imagens relacionam-se “por elementos simbólicos e pela disposição em conjunto, como dípticos ou trípticos. A temática relacionada ao tempo e suas marcas é abordada por meio destas intersecções presentes nas instalações Negativo Sujo e Out of Nowhere, e nos livros Dulce Sudor Amargo, Nakta, Silent Book e Entre os olhos, o deserto”. De acordo com Aquino, a “temática de Miguel Rio Branco não aparece literalmente descrita na apresentação de sua obra, surge como um emaranhado que evoca um sentido a cada nó que se desfaz. As relações entre diferentes situações fotografadas, como corpos e objetos postos lado a lado, oferecem uma leitura que foge a uma definição de lugar. O tema apresenta um caráter residual, diluído no processo de transferência do fato à imagem”. Para a crítica, Silent Book apresenta “características que se aproximam dos trabalhos anteriores. Pela forma de produção e edição favorecem a criação de um lugar imaginário onde o corpo sofre novamente as ações do tempo e das marcas da vida. A maior parte das fotografias, tomadas em uma academia de boxe,mostram o ambiente e as pessoas que freqüentam um local aparentemente muito simples”. Para ela, a unidade do livro “encontra-se justamente na forma como Miguel Rio Branco cria um encadeamento entre as fotografias a cada leitura”.

 

 

SILENT BOOK

Autor: Miguel Rio Branco
Editora: CosacNaify
Preço: R$ 66,50 (98 págs.)

 

 

 

 

Send to Kindle

Comentários