Literatura

O raio que caiu duas vezes no mesmo lugar

7 julho, 2014 | Por Isabela Gaglianone

Damien Hirst, “The black sheep with golden horns (Divided)”, 2009

A CosacNaify lança hoje o livro A ovelha negra e outras fábulas, do escritor Augusto Monterroso, traduzido por Millôr Fernandes. A mesma tradução havia sido publicada pela editora Record em 1983, mas aquela edição, que contava também com ilustrações de Jaguar, estava há muito esgotada no Brasil. Esta nova edição, muito bem vinda ao mercado brasileiro, reelaborou completamente o projeto gráfico, obtendo um bonito resultado.

Augusto Monterroso nasceu em Honduras, foi criado na Guatemala e escolheu o México para viver. É conhecido por suas coleções de relatos breves e hiperbreves, marcados por uma singular inventividade. Em 2000, ganhou o prestigioso Prêmio Príncipe de Astúrias de Letras pelo conjunto de sua obra. “O dinossauro”, uma de suas obras mais célebres, é considerado o menor conto da literatura mundial: Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá”. 

O escritor russo Isaac Asimov certa vez disse, sobre o hondurenho:Os pequenos textos de A ovelha negra e outras fábulas, de Augusto Monterroso, aparentemente inofensivos, mordem os que deles se aproximam sem a devida cautela e deixam cicatrizes. Não por outro motivo são eficazes. Depois de ler “O macaco que quis ser escritor satírico, jamais voltei a ser o mesmo”. Para Gabriel García Márquez, um livro de Monterroso “tem que ser lido de mãos ao alto. Sua periculosidade se funda na sabedoria dissimulada e na beleza mortífera da falta de seriedade”. A satírica de seus escritos não poupa nem mesmo seu próprio ofício: “Na Selva vivia há muito tempo um Fabulista cujos criticados se reuniram um dia e o visitaram para queixar-se dele (fingindo alegremente que não falavam por eles mas pelos outros), na base de que suas críticas não nasciam da boa intenção mas do ódio. Como ele estava de acordo, eles se retiraram envergonhados, como na vez em que a Cigarra se decidiu e disse tudo o que tinha de dizer” (“O fabulista e seus críticos”, presente neste volume).

Em A ovelha negra e outras fábulas, Monterroso reinventa o consagrado gênero, subvertendo sua forma clássica por completo. Suas fábulas são repletas de ironia e caracterizadas por uma simplicidade enganosa: transitam assim entre o universo onírico pueril fabuloso e o universo adulto das relações humanas, da literatura e da política. O livro é composto por quarenta textos.

_____________

A Ovelha Negra

Em um país distante existiu faz muitos anos uma Ovelha Negra.

Foi fuzilada.

Um século depois, o rebanho arrependido lhe levantou uma estátua eqüestre que ficou muito bem no parque.

Assim, sucessivamente, cada vez que apareciam ovelhas negras eram rapidamente passadas pelas armas para que as futuras gerações de ovelhas comuns e vulgares pudessem se exercitar também na escultura.

_____________

 

 

A OVELHA NEGRA E OUTRAS FÁBULAS

Autor: Augusto Monterroso
Editora: CosacNaify
Preço: R$ 29,90 (96 págs.)

 

 

 

 

Send to Kindle

Comentários