matraca

Espetáculo verbal

28 julho, 2014 | Por Isabela Gaglianone

O Que Você Está Olhando – Teatro (1913-1920) reúne dezoito peças da escritora norte-americana Gertrude Stein. Algumas das peças contidas no volume já haviam sido traduzidas para o português, mas é a primeira vez que o conjunto de produção deste período linguisticamente experimental de Stein é integralmente publicado no Brasil. O livro foi organizado por Dirce Waltrick do Amarante, doutora em Teoria Literária pela UFSC, em parceria com a pesquisadora Luci Collin.

O teatro de Gertrude Stein é novo em muitos sentidos. As dezoito peças aqui reunidas são consideradas pelos teóricos do teatro contemporâneo como modelos ainda não bem explorados pelos leitores e encenadores. São texto inovadores e interessantes, nascidos do cerne do imprevisível. Um teatro que desenvolve-se numa cadência de palavras a relacionarem-se com suas recombinações de sentidos, como um jogo.

De acordo com Luci Collin, conforme disse ao jornal O Globo, o “teatro imaginado por Stein é como o reflexo do que acontecia naquela sala, ou seja, a cena como espaço de encontro e convivência das mais diferentes linguagens artísticas. A escrita dela descende de Cézanne e Picasso. Stein constrói o texto em camadas de sentidos incompletos, solapa a ideia de comunicação, de entendimento unívoco, rompe com a ordem previsível e autoritária do discurso, da retórica, se lança a uma comunicação aberta, mas é ainda hoje mal interpretada porque morremos de medo de tudo que não nos dá bases seguras. Seu teatro é um convite a artistas e espectadores criativos e corajosos”.

Como diz Luiz Felipe Reis, no mesmo artigo, nos “textos de apresentação de O que você está olhando, Dirce e Luci examinam as principais rupturas operadas por Stein em relação às convenções do teatro dramático. Definidas como “performances verbais”, suas peças desconstroem noções do drama em relação ao texto, ao ator, à direção, à criação da cena e à função do espectador. Em relação ao texto, Stein rompe com a concepção de dramaturgia como tema, trama e “boa história”: “Tudo aquilo que não é uma história pode ser uma peça”, ela disse no influente ensaio “Plays”.

Stein desvincula sua escrita da narrativa de caráter linear, rompe com o desenvolvimento progressivo de histórias regidas por elementos consecutivos, que levam às instâncias de conflito, clímax e resolução ou desfecho de impasse. Libera o texto e a palavra da função de representar e explicar situações da vida, numa ruptura com a estética do realismo e do naturalismo”.

Para as duas pesquisadoras organizadoras, bem como para outros estudiosos da obra de Gertrude Stein, suas peças anteciparam e mesmo influenciaram desde o advento da performance até as concepções do teatro pós-dramático.

De acordo com Gabriela Mellão, em artigo publicado na Folha de São Paulo, “Gertrude Stein acreditava que o espectador deveria observar o teatro como observa uma paisagem, vivenciando sensações no instante presente, sem racionalizar. A escritora americana (1874-1946) considerada precursora do teatro contemporâneo definiu seus textos teatrais como peças-paisagem”.

Sérgio Medeiros, na apresentação escrita ao site da editora Iluminuras, analisa: “Avessa a criar tramas e personagens, como já se sabe, Gertrude Stein dedicou-se a inventar estruturas linguísticas. O seu “estilo” se tornou tão fundamental que, nas suas peças, suplantou definitivamente os “temas”, como bem observou Richard Kostelanetz. Por isso, nas criações da dramaturga norte-americana, as palavras se tornam sempre objetos autônomos, ou seja, são elas mesmas e não símbolos de alguma outra coisa. O leitor deverá, assim, durante a leitura das peças, dedicar especial atenção às palavras, sem se preocupar muito com o conteúdo. O teatro de Gertrude Stein é um espetáculo verbal. A própria artista disse certa vez: “A linguagem é uma coisa real, não é uma imitação dos sons, das cores ou das emoções.” Como recreação intelectual, as palavras de Stein soam muito estimulantes e divertidas, o seu saboroso nonsense é capaz de arrancar gargalhadas, dando origem a ótimas performances, a ótimas peças de teatro”.

 

O QUE VOCÊ ESTÁ OLHANDO

Autor: Gertrude Stein
Editora: Iluminuras
Preço: R$ 26,60 (184 págs.)

 

 

 

 

Send to Kindle

Comentários