cinema

Aos cinéfilos

17 julho, 2014 | Por Isabela Gaglianone

O livro A arte do cinema é um estudo de grandioso fôlego intelectual. Marcado pela erudição da análise dos autores, David Bordwell e Kristin Thompson, é considerado já um dos estudos canônicos de cinema, desde sua primeira publicação, em 1979. As, até hoje, ininterruptas reedições fazem com que o livro perdure inalteravelmente relevante.

Trata-se de uma profunda e respeitável introdução e análise da sétima arte, abordando uma vasta gama de exemplos, de vários períodos e países. O livro propõe-se a oferecer as ferramentas para que estudantes de cinema e jovens críticos possam desenvolver o repertório e as habilidades para compreenderem quaisquer filmes, de quaisquer gêneros. A obra é impressionante pela extensão da formação cinéfila de Bordwell e Thompson. Seu tratamento da arte do cinema apresenta-o como todo orgânico e abrange-o como embasamento a uma introdução à própria ciência do olhar.

O caráter inovador de suas análises baseia-se no desenvolvimento da utilização sistemática de fotogramas, parte inerente da narrativa fílmica, e não mais de fotos de cena [stills]. Os autores concentram-se na importância fundamental que tem o plano para a análise cinematográfica, circunscrevendo a sua dimensão, por um lado nos aspectos da mise-en-scène, definida no horizonte da encenação e da direção de atores, e, por outro, nos aspectos da cinematografia, definida a partir dos elementos que compõem a fotografia, como a luz, o enquadramento, a profundidade de campo, o movimento de câmera, a duração do plano. Encerrando o núcleo básico do livro sobre a especificidade da forma narrativa com imagens em movimento, os autores tratam também da montagem e, posteriormente, do som, quer enquanto música, falas, ou mesmo ruídos.

Os autores são dois dos mais proeminentes acadêmicos dedicados aos estudos cinematográficos. David Bordwell é considerado um dos principais teóricos e historiadores de cinema nos Estados Unidos, autor de obras-chave para a análise e a compreensão da narrativa fílmica. Da teoria à história do cinema, passando por abordagens autorais, sua reflexão cobre ampla gama de temas. Ele mantém um site atualizado, em que pode-se visualizar alguns de seus principais artigos. No Brasil, outro livro de sua autoria publicado é A encenação no cinema — Figuras traçadas na luz. Kristin Thompson é conhecida pelo estudo da teoria do cinema a partir de metodologia analítica, inspirada nos formalistas russos do início do século XX.

A arte do cinema é uma coedição das editoras Unicamp e Edusp. Elas disponibilizam uma visualização do livro.

 

 

A ARTE DO CINEMA

Autores: David Bordwell, Kristin Thompson
Editoras: UNICAMP e Edusp
Preço: R$ 175,00 (768 págs.)

 

 

 

Send to Kindle

Comentários