Literatura

Ceticismo convicto

14 agosto, 2014 | Por Isabela Gaglianone

Inácio Araújo lançou, na última quinta-feira, o livro Urgentes preparativos para o fim do mundo, coletânea de contos publicada pela editora Iluminuras. Sete das treze narrativas foram resgatadas em 2007, após vinte anos guardadas: sua retomada gerou os outros contos e, por fim, o livro.

Em 1987, quando as primeiras histórias foram esboçadas, o autor acabara de lançar o romance Casa das Meninas (1987, em 2a. ed. pela Imprensa Oficial do Estado, disponível apenas em sebos), pelo qual ganhou o prêmio de autor revelação pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte. Os filmes e o trabalho como crítico para o jornal Folha de São Paulo, postergaram a continuação, que enfim se concretiza, como um trabalho depurado.

Segundo análise de Alcino Leite Neto, há “pelo menos três maneiras de ler os contos de Urgentes preparativos para o fim do mundo, de Inácio Araujo. A primeira consiste em se deixar levar pelas treze histórias surpreendentes e divertidas – que ora flertam com a narrativa fantástica, ora com a crônica de costumes, às vezes com o drama metafísico, outras com a metaficção –, tecidas com um elenco de personagens desafortunados, inadaptados ou simplesmente loucos. Uma leitura mais detida consiste em seguir a fabulação irônica do autor, feita de lances inesperados, encadeamentos absurdos e vozes narrativas ladinas, que ao mesmo tempo confessam e enganam, seduzem e repelem, tornando o leitor um misto de juiz e comparsa de seus atos e pensamentos. Por fim, mergulhando um pouco mais ao fundo, o que encontramos nestas histórias é uma inquietante reflexão sobre a condição humana, sintetizada pela epígrafe do livro, extraída dos Ensaios, de Montaigne: “Tudo abraçamos, mas só vento agarramos”.

Os contos são marcados por sua forma precisa e arrebatadora. Por entre variações de um sentimento lúdico desiludido, suas personagens traduzem estas “histórias com existência mental”, como as definiu o autor. As narrativas trazem em si um ceticismo convicto.

Conforme Alan Santiago, em artigo para a Folha de São Paulo: “Segundo o autor, são personagens desamparados diante do excesso de informação e que vivem, em muitos casos, situações violentas. “Num mundo cheio de histórias ‘reais’, como encontrar a ficção que se distingue como verdade?”, questiona. Há também um tom de mistério que perpassa todos os contos -mesmo os mais bem-humorados. Araujo afirma que a influência vem de Franz Kafka e de argentinos como Jorge Luis Borges, Adolfo Bioy Casares e Julio Cortázar. “Os contos são histórias cotidianas ou aventuras maravilhosas. Eu entrei mais no registro da maravilha e da aventura indecifrável”, diz”.

Como crítico de cinema, Inácio Araújo publicou Hitchcock, o Mestre do Medo e Cinema, o Mundo em Movimento, além de participar de diversas coletâneas.

 

URGENTES PREPARATIVOS PARA O FIM DO MUNDO

Autor: Inácio Araújo
Editora: Iluminuras
Preço: R$ 39,90 (160 págs.)

 

 

Send to Kindle

Comentários