Crítica Literária

Algo sério para ser cômico

11 julho, 2014 | Por Isabela Gaglianone

Ótimo lançamento da CosacNaify, a coletânea O valor do riso e outros ensaios, de Virginia Woolf, chega às livrarias, cuidadosamente traduzido pelo crítico e poeta Leonardo Fróes, também responsável pela organização e pelas notas do livro. O volume reúne 28 ensaios, a maioria com tradução inédita no Brasil.

Os ensaios foram escritos entre 1905 e 1940 e originalmente publicados como artigos para jornais e revistas com os quais Virginia colaborava. É possível notar nestes textos a escrita precisa, mesmo talento da ficcionista que, aplicado ao gênero ensaístico, mostra um olhar mais mundano, de um observador atento, ou que, investido nas resenhas, revela uma crítica perspicaz e militante. 

Em “Mulheres e ficção”, por exemplo, ela analisa a evolução da escrita feminina à luz de um paralelo que traça com a própria libertação da mulher. Em outro ensaio, “Batendo pernas nas ruas: uma aventura em Londres”, a compra de um simples lápis se transforma em forte experiência de abertura ao mundo. No livro há também ensaios que traçam perfis de mulheres que a autora considerava fascinantes, das mais conhecidas – como Jane Austen, Sara Bernhardt e Dorothy Wordsworth – até as esquecidas Lady Elizabeth Holland e Louise de La Valière. Em outros textos, ela trata, e inclusive põe em xeque, os ofícios das letras, caso dos ensaios “Como se deve ler um livro?”, “O leitor comum”, “A arte da biografia” e dos corajosos “Resenhando” e “Ficção moderna”.

Leonardo Fróes também é o tradutor dos Contos Completos de Virginia Woolf e A medida da vida, biografia da escritora escrita por Herbert Marder, ambos publicados também pela CosacNaify.

 

_____________

“Mas há coisas que estão além das palavras, e não por baixo das palavras, e uma delas é o riso. Pois o riso é o único som, por inarticulado que seja, que nenhum animal pode produzir. […] Para ser capaz de rir de alguém você tem, antes de tudo, de ser capaz de o ver como ele é. Toda a capa de riqueza e posição e saber que uma pessoa possui, na medida em que é uma acumulação superficial, não deve embotar a lâmina afiada do espírito cômico, que opera ao vivo”.

(Trecho de “O valor do riso”).

_____________

 

 

O VALOR DO RISO

Autor: Virginia Woolf
Editora: CosacNaify
Preço: R$ 52,00 (512 págs.)

 

 

 

 

Send to Kindle

Comentários