Crítica Literária

Agradável melancolia

31 março, 2014 | Por Isabela Gaglianone

9788573265521

Fruto de aulas proferidas no Collège de France, o ensaio A melancolia diante do espelho esmiúça a potencialidade intelectual – filosófica e poética –, do estado de espírito melancólico. Starobinski examina, com erudição e sensibilidade, três poemas de As flores do mal, de Baudelaire. Para ele, o poeta seguiu caminhos que renovaram o tema da melancolia na arte ocidental. A melancolia, nesse sentido, seria um meio pelo qual os signos verbais são também sintomas de uma condição humana, complexa, percebida pela riqueza da figuração da melancolia. O interessante livro acaba de ser publicado pela Editora 34, com tradução de Samuel Titan Jr.

Starobinski é um dos mais relevantes críticos contemporâneos. Seu comentário sobre Rousseau, desenvolvido em A transparência e o obstáculo, por exemplo, é uma obra de referência, respeitada por todos os especialistas. Professor na na Universidade de Genebra, ele leciona literatura francesa, história das ideias e história da medicina. Ensaísta brilhante, Starobinski publicou textos decisivos também sobre Montaigne, Diderot, Baudelaire, as artes no século XVIII, a melancolia, a psicanálise e a natureza da crítica.

Starobinski já tinha publicado o artigo “História do tratamento da melancolia desde as origens até 1900”, na Acta psychossomatica, em Genebra, sem tradução para português – há uma tradução para o espanhol – em que ele demonstra como a causa da melancolia era vinculada à corrupção do humor e analisa o principal tratado sobre o assunto, a Anatomia da melancolia, de Robert Burton, escrito no século XVI. A melancolia, desde sua origem na cultura ocidental é objeto de reflexão de médicos, filósofos e escritores. Um pathos distintivo, que assume máscaras inclusive satíricas.

Sua análise aprofunda-se e ramifica-se liricamente através da reflexão sobre a melancolia especificamente na obra de um poeta que foi tanto vítima como devoto da melancolia. Walter Benjamin, por exemplo, definiu: Baudelaire “descreve os olhos que perderam o poder de olhar”.

 

A MELANCOLIA DIANTE DO ESPELHO

Autor: Jean Starobinski
Editora: 34
Preço: R$ 23,80 (96 págs.)

 

Send to Kindle

Comentários